10 coisas que os funcionários esperam como conduta do chefe

O profissional promovido a líder deve ter claro que esse cargo é muito importante para aquelas pessoas que compõem a equipe de trabalho. Isso porque todos esperam uma conduta do chefe que os oriente para o sucesso. Nesse sentido, é necessário que o gerente seja uma pessoa, antes de tudo, comunicativa e empática, capaz de gerar vínculo com seus colaboradores.

Embora você possa estar feliz com seu emprego e com o que tem que fazer, ou esteja confortável com seus horários, com o ambiente de trabalho, um fator pode ser decisivo. A conduta do chefe pode forçá-lo a renunciar seu cargo e buscar outros caminhos ou crescer na empresa.

O que os colaboradores esperam da conduta do chefe?

Os funcionários que estão tentando impulsionar sua carreira profissional precisam identificar certos comportamentos em seus chefes. Isso porque podem fazer parte de uma boa experiência de trabalho ou de um retumbante fracasso profissional. Por isso, o ideal é saber o que os colaboradores esperam do líder. Por exemplo:

1.Conheça-o

É óbvio que o chefe imediato os conhece, mas, por exemplo, um diretor, não. Nada melhor do que estreitar a relação entre gestor e colaboradores do que se conhecerem e se sentirem parte do projeto e dos objetivos por ele propostos.

2.Saber comunicar

Se houver uma tarefa que devam cumprir, não é necessário que a ordem seja com um grito. Ou pior ainda, se eles falharem em alguma coisa, uma repreensão e humilhação não são necessárias. Isso está fora de cogitação. Por isso, todos esperam um chefe que saiba falar e se comunicar e, sobretudo, com muito critério para corrigir os problemas.

3.Que ele está qualificado para o cargo

Chefe não é só quem manda, é também quem ensina, e muitas vezes os funcionários esperam aprender com ele. Por isso, e para ocupar o cargo que ocupa, o líder deve ser muito mais capaz do que o pessoal sob seu comando.

4.Promoção

Os incentivos não vêm apenas com o dinheiro, mas a recompensa vem com o esforço, o conhecimento e o talento dos funcionários com uma promoção. Obviamente não é uma posição superior ao chefe, mas sim, um comando intermediário, como um supervisor de grupo.

5.Seja um líder

Mais importante ainda, quantos prefeririam um líder em vez de um chefe, alguém que saiba gerir um grupo, torná-lo forte e coeso para atingir objetivos? Bem, nada melhor do que um chefe que induz os colaboradores a fazerem parte do trabalho em busca do cumprimento dos objetivos empresariais. O líder deve motivar a dar tudo de si, não só pelo bem da empresa, mas pelo seu próprio bem.

6.Saber estimular o desenvolvimento

Os trabalhadores buscam feedback construtivo de seus líderes, bem como treinamento de acordo com suas necessidades. Além disso, deve haver certa autonomia para poder desenvolver estratégias inovadoras.

7.Que gere um vínculo

Isso é fundamental para os colaboradores. Um vínculo permite a criação de um ambiente de confiança, ideal para o trabalhador transmitir suas dúvidas ou preocupações. Sem chefe, ele não consegue criar vínculo com os membros de sua equipe. Eles trabalharão apenas por um salário e não para aumentar a produtividade.

8.Reconhecimento de conquistas

Os líderes sabem que destacar as conquistas do grupo e individuais são fundamentais para manter um bom ambiente de trabalho. Mas, acima de tudo, serve como motivação, fator fundamental para aumentar o nível de exigência. Erros não são apontados em público. Isso é feito em particular.

9.Quem sabe receber propostas

Os funcionários não querem apenas que os executivos encontrem tempo para ouvir suas ideias, mas também esperam que eles levem suas propostas em consideração e as executem.

10.Cumpra suas promessas

A confiança é um componente-chave da liderança. Se não confiarem em você, dificilmente sua autoridade será relegada ao título do seu cargo ou cargo. Para que eles confiem e te respeitem, é fundamental que cumpra suas promessas e compromissos. Quando isso não acontece, a lealdade da equipe sofre junto com a conduta do chefe.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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