10 dicas para melhorar a produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho é a quantidade de tarefas lucrativas que são feitas em um determinado momento. Essa quantidade de tarefas úteis deve ser a máxima possível e deve aumentar para aproveitar ao máximo suas jornadas de trabalho.

Em uma época em que as novas tecnologias, o stress e outras causas interferem constantemente no nosso desempenho, é importante saber como aumentar a produtividade no trabalho. Com o objetivo de melhorar a nossa vida profissional e rentabilizar as nossas tarefas, veja dicas bem eficientes.

Como aumentar a produtividade no trabalho?

A produtividade tornou-se um problema para muitas empresas e freelancers. A princípio, trabalhadores e empregadores se sentem motivados e a produtividade não é afetada. Porém, quando se entra em uma dinâmica estável, essa produção começa a declinar.

O que pode ser feito para evitá-lo? Como melhorar no trabalho para que o desempenho não diminua? Com motivação, comunicação constante, formação contínua e boa organização. Essas são as chaves para não ficar parado ou acomodado e permanecer ativo em nossas tarefas de trabalho.

Descanse bem e acorde cedo

Descansar bem e acordar cedo é fundamental para melhorar a produtividade. É aconselhável dormir de 7 a 8 horas, e fazê-lo à noite, por exemplo: das 23h às 7h. Desta forma, aproveitaremos as melhores horas de desempenho do nosso cérebro. Normalmente essas horas são pela manhã, então, maximize seu desempenho descansando bem e aproveitando as primeiras horas da manhã.

Planeje seu dia

A melhor maneira de aumentar a produtividade é planejar cada dia. Esta tarefa fará você perder alguns minutos durante o dia ou durante a semana, mas te ajudará a ver seu dia, suas tarefas ou sua semana de maneira global, acima de tudo, ajudará a saber por onde continuar cada vez que você terminar uma tarefa. Além disso, planejar o seu dia também vai te ajudar a priorizar as prioridades, essenciais para melhorar a produtividade no trabalho.

Mantenha as distrações no mínimo

As distrações são as maiores inimigas da produtividade no trabalho. Para combatê-los, é preciso identificá-los. Essas distrações podem ser divididas em:

  • Distrações causadas por diferentes ferramentas de comunicação (celular);
  • Distrações causadas por outras pessoas (colegas de trabalho);
  • Causas internas (aquelas distrações relacionadas aos seus pensamentos e à sua vida pessoal).

Para evitar, como mencionamos, você deve identificar e resolver. Você pode desligar seu celular enquanto faz uma tarefa, trabalhar com fones de ouvido para que seus colegas não o interrompam, resolver problemas pessoais em seu tempo livre para que não interfiram em suas tarefas de trabalho, etc.

Organize seu local de trabalho

É impossível ser produtivo em um ambiente caótico. Sua mesa, tanto física quanto informática, deve estar bem organizada para facilitar a realização de todas as suas tarefas. Além disso, uma área de trabalho organizada e limpa é capaz de estimular e facilitar a concentração.

Dedique-se a uma coisa de cada vez

Você já ouviu falar que ser multitarefa não é um poder, é uma fraqueza? Assim é! Para aumentar a produtividade e obter os melhores resultados, você precisa focar em uma única tarefa.  Além disso, existem estudos que afirmam que dedicar-se a uma coisa de cada vez é capaz de melhorar a capacidade de passar de uma tarefa para outra de forma mais produtiva.

Medite

Por que a meditação está ligada à produtividade no trabalho? A meditação é uma prática que reduz o estresse, melhorando a qualidade de nossa vida e nosso descanso. A meditação ajuda a manter o equilíbrio em nossas vidas e, com esse equilíbrio, poderemos melhorar muitos aspectos do nosso dia a dia, incluindo: trabalho.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário