10 erros para se evitar ao procurar emprego: saiba e não cometa

Qual é o pior erro que você cometeu ao procurar emprego? Você se lembra? Existem erros de tal nível que podem te fazer fracassar mesmo quando você nem começa a procurar emprego, ou pequenas falhas que podem te fazer tropeçar na tentativa. Saiba quais são aqui.

10 erros que ninguém deve cometer ao procurar emprego

1.Candidatar-se a qualquer trabalho

Concentre seus esforços em propostas que andem de mãos dadas com suas habilidades e aptidões. Não ajudará se você enviar currículos para várias empresas apenas “para ver o que acontece”.

2.Provocar o entrevistador

“Tudo bem parecer engraçado para que o entrevistador goste de mim? Aqui está uma pequena piada.” Não, nem pense nisso.

3.Verificar se há erros ortográficos ou de gramática

Um currículo mal escrito é praticamente sua passagem para a demissão. Seja qual for a sua profissão, este documento deve ser bem escrito.

4.Fazer uma busca de emprego desorganizada

Não custa nada carregar uma mesa onde você organiza seus envios de currículos, as respostas que recebeu das empresas, datas de entrevistas, etc.

5.Não ter presença online

Você sabe por que é importante ter presença online? Cada vez mais as empresas procuram pessoas na internet, por isso também é importante estar presente. Recomenda-se um perfil no LinkedIn, claro.

6.Não conhecer a empresa de seu interesse

É um aspecto básico que você não pode negligenciar. Imagine que o entrevistador pergunte o que você sabe sobre a empresa e não tenha ideia. Parecerá que a oferta da referida empresa é indiferente para você.

7.Concentrar-se apenas nas ofertas publicadas de emprego

As ofertas de emprego não estão apenas na internet ou nos jornais. Às vezes, as melhores propostas são tratadas de boca em boca, por meio de contatos. Faça uma lista de todas as pessoas que você conhece, ligue para elas e peça que avisem se houver uma vaga de emprego onde elas trabalham. Você não tem nada a perder.

8.Tenha uma atitude negativa

Você se sente cansado e desanimado por não encontrar um emprego? É normal, mas ninguém quer uma pessoa que reclama do azar, principalmente em um processo seletivo. É aí que você deve deixar ver uma pessoa com uma atitude positiva.

9.Assediar o entrevistador ou recrutador

Ninguém gostaria de ser pressionado, receber ligações constantes e decidir precipitada, portanto, incorreta. Você deve ser paciente, mesmo que seja difícil para você fazê-lo.

10.Não fazer networking

Já explicamos o que é e por que é importante fazê-lo. É verdade é que isso parece intimidador, mas não precisa ser. Basta usar um pouco do seu tempo por dia para isso. Ligue, converse com seus amigos ou contatos. A melhor forma de procurar emprego pode ser desta forma.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário