Qual a sua expectativa salarial?

Você está no meio de uma entrevista de emprego e ouve uma pergunta: “quais são suas expectativas salariais?”. A partir daí pode é que começa a preocupação. Você não quer dizer algo muito acima e falar a verdade sobre o que realmente quer ou precisa, e você não quer dizer algo muito baixo e acabar não sendo pago tanto quanto poderia ou deveria.

Algumas dessas preocupações são justificadas. A principal razão pela qual os recrutadores perguntam “quais são suas expectativas salariais?” é para avaliar as expectativas de um candidato ao emprego em relação ao orçamento alocado para a função. Então, ao contrário de muitas outras perguntas comuns, sua resposta pode desqualificá-lo da consideração de um emprego. Mas, o 123 Empregos te ajudará a se sair dessa profissionalmente, sem deixar uma má impressão no recrutador.

3 estratégias para responder em sua entrevista “quais são suas expectativas salariais?”

Você pode ter medo de que o entrevistador o julgue severamente se você se precificar muito alto ou muito baixo, mas esse geralmente não é o objetivo. Esta pergunta é mais sobre como encontrar um salário compatível.

Discutir o salário desde o início garante que nem o candidato, nem a empresa perderão tempo e esforço. Assim, não serão várias rodadas de entrevistas para descobrir que o salário está muito longe do que se deseja.

Idealmente, os empregadores e recrutadores seriam diretos com as informações [salários] e ofereceriam primeiro, mas esse não é o caso com frequência. Quando uma lista de anúncios de emprego revela o valor salarial, os candidatos evitam se cadastrar se estiver fora do que deseja. Mas quando um entrevistador menciona isso, os primeiros candidatos podem responder sem adivinhar. Infelizmente, nem todo empregador tem uma cultura de transparência em torno da remuneração.

Existem várias estratégias para responder a perguntas da entrevista sobre suas expectativas salariais, mas a base de todas elas é fazer sua pesquisa antes de uma entrevista. Dica profissional: “Quais são suas expectativas salariais?” é uma pergunta diferente de “Qual é o seu salário atual?”.

1.Procure saber antecipadamente a média salarial do cargo

Use várias fontes para ter uma noção da remuneração da taxa atual para o tipo de trabalho para o qual está sendo entrevistado. Leve em consideração quaisquer habilidades e qualificações adicionais que você tenha, o tamanho da empresa, o setor e a localização. Isso deve lhe dar uma ideia razoável do que você pode esperar que uma empresa ofereça para pagar a você.

2.Inverta a pergunta

Você também pode responder simplesmente perguntando o que a empresa está querendo pagar. Você poderia dizer algo como: “Essa é uma ótima pergunta. Seria útil se você pudesse compartilhar qual é o alcance para essa função”.

Depois que o entrevistador responder à sua pergunta, ele esperará que você diga se o salário funciona para você. Portanto, agora poderá adaptar sua resposta ao orçamento da empresa. Se o entrevistador lhe der um número de acordo com o que você esperava ou superior, ótimo! Você pode falar sobre como isso é perfeito para você. Mas se a resposta for menor do que te satisfará, aí é a hora de pensar junto com os custos-benefícios.

3.Adiar a resposta

Quando você ainda está entendendo o escopo de um cargo e quais benefícios a empresa oferece, talvez prefira adiar a resposta para a pergunta “quais são suas expectativas salariais?”. Caso escolha essa estratégia, poderá dizer que o salário é importante para você, mas uma oferta e oportunidade completas são mais importantes, e você prefere compartilhar suas expectativas salariais mais tarde.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário