5 dicas para procurar emprego sem frustração

Procurar emprego pode se tornar um processo longo, difícil e frustrante, principalmente quando os meses passam e o trabalho desejado não é encontrado. No entanto, transformar esta etapa em um desafio motivador, com o qual se aprende, depende, única e exclusivamente, da atitude que adaptarmos. Nesse artigo, daremos cinco dicas simples para uma procura satisfatória e eficaz.

5 dicas eficientes para procurar emprego e não se frustrar

1.Não se compare com os outros

Não importa se o vizinho foi procurar emprego e já conseguiu um. Deleitar-se com a sorte dos outros só aumenta a sua frustração. Lembre-se que a única pessoa com quem você compete é você mesmo: busque se aprimorar a cada dia, seja sua melhor versão, aprenda, melhore. A vontade de se superar vai te levar até onde você quiser.

2.Transforme os fracassos em oportunidade. 

Se você não for selecionado em uma entrevista de emprego, não leve para o lado pessoal. Pode haver milhões de razões pelas quais você não passou, e nem sempre têm a ver com o seu valor profissional. 

Se não te selecionaram para um cargo, e você gostaria de saber o motivo, pode escrever para a empresa e pedir, se possível, que expliquem o porquê. Diga-lhes que, desta forma, você pode aprender para a próxima vez. 

Caso esteja claro porque não passou na seleção (na entrevista você estava muito nervoso, seu treinamento foi insuficiente), então, é fácil para você. Anote seus pontos de melhoria e mãos à obra. 

3.Crie um hábito

Estabeleça um horário e algumas tarefas para a sua procura de emprego: navegue nos portais de internet, alimente as suas redes sociais, escreva de forma proativa para as empresas. E o mais importante: cumpra. 

Se você planejar e conseguir realizar o que se propôs, se sentirá bem consigo mesmo e, naturalmente, terá mais sucesso em sua busca. A desordem desmotiva e pode fazer você entrar em uma espiral de desânimo, difícil de sair.

4.Aposte em um estilo de vida saudável

O sucesso na busca por trabalho depende de muitos fatores, incluindo como você se sente física e psicologicamente. A prática de atividade física diária, seguindo uma alimentação balanceada (evitando, doces e incluindo frutas e verduras) irá restabelecer seu equilíbrio físico e mental. Tudo funcionará melhor para você.

5.Peça ajuda

Família, amigos, conhecidos, todos temos uma rede de apoio relativamente extensa. O desemprego é a melhor ocasião para nos apoiarmos, partilharmos os nossos sentimentos e, porque não, contar que estamos na luta para procurar emprego. Deixe com que as pessoas saibam que você ficaria grato se lhe informassem de qualquer oportunidade.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário