5 dicas para trabalhar com amigos sem perder a amizade

Vai ter que trabalhar com amigos ou está ponderando fazer parceria com algum para promover um empreendimento? Uma amizade pode ser um colega de trabalho ótimo ou ruim, dependendo da personalidade dos envolvidos. Embora não seja o mais recomendado, às vezes pode ser a melhor decisão.

Se quer trabalhar com um amigo, seja porque ambos foram contratados pela mesma empresa, seja porque está ponderando criar a sua própria, é preciso considerar alguns fatores relevantes. A primeira é que existem diferentes tipos de amizade. Você deve entender que, se vai isso acontecerá, quando se trata de dinheiro, as relações podem mudar. Será que as partes vão agir de forma madura e responsável o suficiente para enfrentar a situação?

10 dicas para trabalhar com amigos sem afetar a produtividade da empresa

Sim, trabalhar com amigos pode ser difícil, mas não impossível. Muitas das grandes corporações de tecnologia de hoje nasceram do esforço conjunto de jovens, e o mesmo aconteceu com centenas de empresas ao longo dos séculos.

1.Antes de serem sócios, são também amigos

Na hora de trabalhar com os amigos, e se você realmente se preocupa em manter o afeto, deve estar ciente de que existe uma relação afetiva envolvida, para o bem ou para o mal. Então, o mais sensato a fazer é aprender a não levar as coisas para o lado pessoal, muito menos redirecioná-los para esse fim.

Aproveitem justamente aquela boa química que vocês fizeram fora da empresa, para potencializar a consolidação da equipe. Mesmo que vocês sejam sócios ou colegas de trabalho e suas atitudes mudem na empresa, vocês são as mesmas pessoas de sempre.

2.Trabalhe com os amigos com quem a convivência seja mais viável

Para laborar entre amigos e o relacionamento não ser afetado, a primeira coisa que devem fazer é filtrar. Assim é, suas relações não são iguais com todos: há pessoas com quem você iria a uma festa, outras com quem você pediria conselhos ou talvez uma pessoa com o qual faça as duas coisas.

Seria muito ingênuo de sua parte pensar que só porque vocês se dão bem na balada, porque saíram juntos nas férias, vocês são os parceiros mais adequados. Em uma empresa, entram em jogo as relações de poder, interesses e objetivos pessoais. Você saberia se portar bem nesse contexto?

3.Contexto diferente, atitudes diferentes

Para trabalhar com amigos devem ter maturidade para entender que estar na praia não é o mesmo que assumir as rédeas de uma equipe de trabalho. As atitudes e disposições não são as mesmas. É por isso que é importante não levar as coisas a sério.

4.Entenda que todo mundo tem um estilo de trabalho

E não é por isso que é uma amizade ruim. Há aqueles que funcionam como um relógio de precisão, outros que são mais flexíveis. O importante é que no final das contas as diferentes formas de assumir o trabalho sejam compatíveis, e que a comunicação flua, ou a empresa e a equipe estarão fadadas ao fracasso.

5.Estabeleça limites para proteger a amizade

Um dos primeiros acordos que você deve fazer ao trabalhar com amigos é que, além de tudo, você estabeleça regras claras sobre como se comportar na equipe de trabalho e com o dinheiro. Isso deverá ser feito sem afetar seu relacionamento. Como dizem por aí: contas claras preservam amizades.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário