5 sinais de que é hora de mudar de carreira

Você está engajado no trabalho? Se sua resposta é não, talvez seja a hora de mudar de carreira. Entretanto, essa mudança pode assustadora. Você começará tudo de novo, para subir os degraus da ascensão profissional – geralmente sem nenhuma promessa de que ficará mais satisfeito com sua nova carreira do que estava antes.

Dito isso, mudar de carreira costuma ser um risco necessário: você não quer passar a vida fazendo algo que odeia, mesmo que pague bem. Se você está infeliz em sua posição atual, talvez precise apenas de algumas novas responsabilidades – ou de um novo empregador. Quem sabe queira repensar seu futuro completamente? Por isso, o 123 Empregos mostrará os 5 sinais de que é hora dar uma guinada na sua profissão.

5 sinais de que é hora de mudar de carreira

1.Você está cansado e entediado o tempo todo

Se você está se sentindo sem paixão no trabalho, pode ter perdido parte da conexão com sua marca pessoal. Você está gastando mais tempo em tarefas que odeia do que em projetos que inspiram sua criatividade? Está cansado e entediado no trabalho (ou mesmo em casa)? Você encontra sua mente vagando, te levando a se concentrar em qualquer coisa além da tarefa que deveria cumprir? Encontrar sua paixão e energia novamente pode ser algo simples, apenas uma mudando de carreira.

2.Sua saúde física está sofrendo

Seu corpo sabe que você precisa de uma alteração, mesmo que sua mente ainda não tenha notado. O estresse pode ter um enorme impacto na saúde geral e, se você estiver insatisfeito com sua carreira, seu corpo começará a mostrar sinais de declínio da saúde. Você pode lutar com depressão e ansiedade, ou ter problemas para sair da cama pela manhã.

Pode pegar resfriados e outras doenças com mais facilidade, devido a um sistema imunológico enfraquecido. Você pode experimentar outros sintomas de estresse, como dores de cabeça ou dificuldade de concentração. Não ignore esses sinais – é a maneira do seu corpo lhe dizer que é hora de fazer uma mudança.

3.O futuro não o excita

O crescimento ascendente é um componente-chave para se manter engajado no local de trabalho. Você consegue visualizar o próximo passo em sua carreira? Você tem objetivos e ambições? Ou você olha para o futuro e encontra pouco que o excita? Você não precisa necessariamente amar o que faz, mas suas oportunidades de crescimento devem pelo menos motivá-lo e interessá-lo.

Se sua carreira não oferece mais oportunidades de crescimento, ou você não gosta de nenhuma das possibilidades, não haverá nada pelo que esperar.  Pense em sua vida após a aposentadoria: você terá orgulho do que conquistou? Você ficará feliz em falar sobre o que fez, sem se arrepender da carreira que escolheu?

4.O dinheiro não é mais suficiente

Dinheiro é bom, claro. Todo mundo quer um aumento, mesmo as pessoas que amam seu trabalho. Mas, não é suficiente para a satisfação. Mais dinheiro e vantagens podem fazer você feliz no curto prazo, porém, se você estiver realmente em uma carreira que o deixa infeliz, os incentivos monetários não serão suficientes. Você está sentado em um salário invejável, mas nada mais é empolgante? Esta é uma boa indicação de que você deve pensar em mudar de carreira.

5.Você tem medo de ir trabalhar

Você pode conhecer a sensação – a noite de sábado se aproxima e você já está temendo a segunda-feira. A maioria das pessoas teme ir trabalhar de vez em quando, mas quando você está vivendo para os fins de semana e se preocupando com eles, é hora de fazer um balanço. Você teme o trabalho em si? As pessoas? Você teme ir para o escritório graças a um chefe ou gerente de projeto ruim? Você está lidando com uma cultura tóxica no local de trabalho? Nesse caso, pode ser apenas uma mudança de cenário que precisa – não uma mudança de carreira. Se o seu trabalho em si é um grande contribuinte, no entanto, siga em frente.

6.Defina o cenário certo

Inspirado para sair do seu emprego? Amanhã? Não tão rápido! Embora seja tentador sair de uma situação ruim o mais rápido possível, você pode querer resistir ao desejo enquanto tem outra oportunidade alinhada. Você pode nem saber qual campo deseja ir em seguida! Tire algum tempo para pesquisar, aprender e entrevistar, então, quando finalmente tiver a ideia, não será tão assustador mudar de carreira, afinal.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário