6 dicas para sobreviver à primeira semana em um novo emprego

O medo do desconhecido nos atinge logo antes de ingressar em um novo emprego. É, talvez, uma mistura de expectativa e dúvida que faz o primeiro passo parecer muito grande. Uma vez que tudo se estabiliza, a sensação de apreensão rapidamente desaparece.

No entanto, para uma situação de mudança de vida, como um novo emprego, a tensão pode durar mais tempo. A mudança no fluxo de trabalho, uma nova esfera social para acessar e seus instintos podem aumentar sua percepção das circunstâncias e deixá-lo sobrecarregado. Este é apenas um aspecto temporário e não deve destruir as oportunidades que uma nova carreira oferece. Então, o 123 Empregos te dará 6 dicas para te ajudar a sobreviver à primeira semana de trabalho e se dar bem nessa nova etapa.

6 dicas para sobreviver à primeira semana em um novo emprego

1.Espere que coisas boas aconteçam

Nosso cérebro funciona de maneiras misteriosas. Estudos em neurociência mostraram que quando esperamos coisas boas vindo em nossa direção, o cérebro se recompensa com uma pitada de liberação de dopamina (um neuroquímico associado à sensação de prazer). Isso significa que sua visão projetada do novo emprego já faz com que você se acostume com o local. Espere que as coisas funcionem bem e sua motivação induzida pela dopamina garantirá que realmente dê certo.

2.Seja um membro da equipe

Isso tem mais a ver com suas habilidades sociais. Você é um funcionário, mas ainda não foi recebido como parte da equipe. Então, se apresente para seus colegas de trabalho e tente fazer amizades e bons contatos. Esta pode ser uma tarefa enorme para um introvertido, mas você precisa conhecer pessoas além do seu chefe para se estabelecer ótimos relacionamentos. E o melhor momento para fazê-lo é na primeira semana de trabalho.

3.Entenda a estrutura de trabalho

Cada local de trabalho tem suas próprias regras sobre comunicação interdepartamental e hierarquia instrucional. Para se adaptar rapidamente à posição, você precisa descobrir a estrutura de trabalho em vigor. Tente conhecer os aplicativos usados, os sistemas e, se preciso, estude-os em casa.

4.Avalie a lacuna que você precisa preencher

Você, é claro, receberá um passo a passo de sua função quando ingressar em um novo emprego. A primeira semana é quando você deve avaliar como seu papel mantém a equipe em funcionamento. Comece com as seguintes perguntas:

  • Qual é a sua tarefa no dia-a-dia do trabalho?
  • Para quem seu trabalho agrega valor diretamente? É interno (como uma equipe diferente ou o gerente) ou externo (um cliente, uma agência ou investidores)?
  • Quais são os requisitos daqueles a quem você atende?
  • Quais recursos você precisaria cujo trabalho está diretamente ligado ao seu?

5.Descobrir o um jeito de se enquadrar nas conversas

Para se adaptar à sua posição, você deve tentar embarcar com as regras não escritas em vigor. Bem, o almoço é um ótimo momento para isso. Também lhe daria informações sobre colegas de trabalho com gostos e interesses semelhantes aos seus. Pergunte como funciona a máquina de café ou encontre um parceiro para as suas curtas pausas à tarde. Quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo você se encontrará facilitando o trabalho.

6.Seja social nas redes sociais

Mesmo que você não seja um grande comunicador, as redes sociais oferecem uma boa alternativa para construir conexões. Entre em contato com seus colegas de trabalho no Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram. Afaste-se do trabalho para reforçar os laços com as pessoas que se identificam com você e as que te fariam você se sentir mais bem-vindo no local de trabalho.

Um novo emprego marca uma mudança importante em sua vida e seu objetivo é tornar a transição o mais suave possível. Claro, você está avançando em direção a uma posição melhor em sua carreira, mas isso não deve colocá-lo sob pressão para preencher espaços maiores. Faça tudo acontecer levemente.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário