7 dicas assertivas para voltar ao mercado de trabalho e se dar bem no emprego; confira

Você teve uma pausa prolongada sem trabalhar? Você deseja retornar ao mercado de trabalho em período integral ou parcial, mas não sabe por onde começar?O processo pode parecer assustador após uma longa pausa – mas não precisa ser. Veja como você pode conseguir uma transição suave e bem-sucedida de volta às empresas.

Muitas pessoas fazem uma pausa na carreira em algum momento, seja para estudar, viajar ou constituir família, por motivos de saúde ou outros motivos pessoais. Seja qual for a questão para tirar uma folga, retornar ao mercado de trabalho pode parecer assustador. Mas o 123 Empregos analisará alguns primeiros passos que você pode dar para ajudar a tornar a transição de volta ao emprego uma experiência positiva.

7 dicas assertivas para voltar ao mercado de trabalho sem traumas e problemas

1.Considere o tipo de trabalho que você gostaria de ter

Faça uma lista do que você está procurando quando voltar ao mercado. Que tipo de posição você gostaria de assumir? Você quer voltar ao que estava fazendo antes ou está procurando uma mudança? Quer trabalhar para uma empresa com oportunidades de promoção, ou prefere um emprego onde possa entrar, fazer o seu trabalho e voltar para casa sem ter que se preocupar com a sua equipe? Quanto mais claro você for sobre o que deseja, mais fácil será encontrar algo adequado.

2.Atualize suas habilidades

Antes de começar a trabalhar em seu currículo e se candidatar a cargos, um ótimo primeiro passo é atualizar seu conjunto de habilidades. Isso ajudará a aumentar sua confiança, ao mesmo tempo em que lhe dará um currículo mais forte. Procure oportunidades que ajudem a preencher lacunas em sua experiência, como fazer um curso online, concluir um estágio ou fazer algum trabalho voluntário.

3.Atualize seu currículo

Quando você estiver voltando ao trabalho após uma pausa significativa, criar um currículo funcional, ao invés de um currículo cronológico padrão, pode funcionar melhor. Isso envolve focar em suas habilidades e sucessos, mais do que nas datas precisas de seu emprego. Você pode mostrar sua experiência em títulos como “experiência de marketing”, “gerenciamento de projetos” ou “liderança” e depois listar suas realizações de acordo.

4.Não se subestime

Concentre-se nas grandes experiências que você tem e pense em quaisquer novas habilidades que possa ter adquirido durante esse intervalo. Recrutadores e empregadores valorizam essas habilidades, especialmente quando são relevantes para a função para a qual você está se candidatando. Portanto, inclua-as em seu currículo.

Por exemplo, você pode ter desenvolvido novas habilidades por meio de atividades como:

  • Gerenciar a reforma de uma grande casa;
  • Contribuir com clubes esportivos locais, comitês e equipes de treinamento;
  • Voluntariado para sua comunidade local ou organizações de caridade;
  • Ajudar com atividades locais de angariação de fundos;
  • Criar ou gerenciar projetos paralelos, como eventos para uma pequena empresa.

Todas essas atividades exigem habilidades como construção de relacionamento, comunicação, organização e priorização. Então, muitas vezes, a capacidade de criar algo com pouco ou nenhum orçamento é super valorizada.

5.Atualize seus perfis de mídia social

Com mais de 645 milhões de membros em todo o mundo, o LinkedIn é uma ótima ferramenta para se promover e buscar potenciais empregadores. É também uma ferramenta amplamente utilizada entre recrutadores.

Além de verificar os perfis do LinkedIn dos candidatos, as empresas geralmente pesquisam no Google os nomes dos candidatos. Por isso, é uma boa ideia ver o que aparece quando você pesquisa seu nome. Além de criar um perfil profissional do LinkedIn otimizado para SEO, certifique-se de que sua pegada digital pessoal ajude ao invés de atrapalhar sua inscrição.

6.Acesse suas redes de comunicação

Muitas vezes você pode encontrar oportunidades para reinserir na força de trabalho por meio de suas redes existentes. Uma maneira de fazer isso é enviar um e-mail para familiares, amigos e ex-colegas de trabalho/gerentes e anexar seu currículo.

Deixe-os saber o tipo de posição que você está procurando e pergunte se eles se importam em encaminhar vagas se souberem de algo relevante. Isso pode parecer assustador, mas a maioria das pessoas gosta de ajudar quando pode. Para aumentar suas redes e abrir mais oportunidades, você também pode pesquisar e participar de eventos de networking local e grupos online.

7.Considere o trabalho de meio período ou temporário

Se sua procura de emprego estiver demorando mais do que o esperado, considere o trabalho de meio período ou encontre uma agência que ofereça cargos temporários. Faça uma busca online por agências em sua área e entre em contato com elas para solicitar uma entrevista.

Se você colocar o pé na porta da empresa certa e provar que é um bom funcionário, terá uma ótima chance de receber uma oferta em tempo integral no futuro. Além disso, trabalhar meio período inicialmente pode ser uma boa maneira de fazer a transição, dando-lhe tempo para se ajustar.

Reinserir no mercado de trabalho após uma pausa prolongada pode ser difícil, mas há coisas que faz para tornar essa mudança menos assustadora e mais positiva. Siga as dicas do 123 Empregos acima para dar seus primeiros passos, e as coisas fluirão a partir daí.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário