7 recomendações para lidar com a falta de experiência na hora de procurar trabalho

Atualmente, determinado grupo de profissionais, por exemplo, os que acabaram de se formar na faculdade, têm falta de experiência credível perante as empresas. Neste caso, é importante que o aluno enfatize essas soft skills e atividades extra-laborais.

Ao ingressar no mercado de trabalho, o jovem deve considerar diversos aspectos, como a empresa e o cargo a que deseja se candidatar. Ademais, tem também o tipo de cultura empresarial que a organização administra e a experiência exigida. Embora a maioria dos profissionais estagie desde antes do oitavo período, ainda há graduados com falta de experiência. Assim, se há intenções de procurar trabalho e não tem algum tipo de conduta anterior, o melhor é destacar algumas qualidades que substituem essa falta de formação.

7 recomendações para lidar com a falta de experiência

Se o objetivo é poder aceder a uma organização sem ter experiência profissional, podem aplicar-se as seguintes recomendações:

  1. Seja realista – Ao se candidatar a uma vaga de emprego, nem sempre os recrutadores esperam um currículo cheio de experiência.
  2. Realçar realizações – O sucesso acadêmico e as práticas pré-profissionais devem ser corroborados com indicadores numéricos e exposição detalhada das situações.
  3. Enfatizar as “soft skills” – Para se destacar do resto dos candidatos, é necessário exibir qualidades como gentileza, profissionalismo, capacidade de resposta e acompanhamento.
  4. Aplique a mentalidade de um iniciante – A confiança é importante, mas a humildade e a modéstia são as características de uma “mentalidade de iniciante”.
  5. Realizar práticas – Se se tornar muito difícil encontrar emprego, deve procurar práticas pré-profissionais, remuneradas ou não, que lhe permitam obter um pouco de experiência.
  6. Use a rede de contatos – Conecte-se com todos que você conhece através das redes sociais e comunidades, para acessar novas oportunidades.
  7. Vaga correta – Certifique-se de se candidatar a empregos nos quais você possa realmente ter sucesso.

Atividades que somam

As empresas valorizam os trabalhadores que participam de atividades extra-laboras, como as dedicadas à responsabilidade social, pois são relevantes quando realizadas por meio do voluntariado. A organização de eventos acadêmicos, tais como fóruns, congressos e seminários são super importantes.

Da mesma forma, podemos destacar a prática de esportes, que podem ser de nível profissional ou semiprofissional. Todas essas ações devem constar no currículo porque falar sobre liderança, trabalho em equipe e valores sólidos empodera o candidato com falta de experiência.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário