9 perguntas críticas nos processos seletivos para você se preparar

Mesmo o melhor candidato no currículo pode ter uma entrevista péssima se não se preparar adequadamente. Parte de se preparar para os processos seletivos é formular respostas aproximadas para algumas perguntas importantes.

Então, quando chegar a hora, você terá as informações certas à mão. Por conta disso, o 123 Empregos te ajudará a pensar no que um entrevistador pode questionar. Assim, poderá ajudá-lo a determinar quais recursos você traz para a empresa e por que eles devem contratá-lo para o trabalho.

9 perguntas críticas que fazem nos processos seletivos

1.Por que você quer trabalhar aqui?

Sua resposta à pergunta de por que você quer um emprego específico deve demonstrar um interesse genuíno na empresa e no cargo. Inclua detalhes que mostrem ao entrevistador que você pesquisou a organização e entende o escopo completo do que a posição envolve.

2.Por que devemos contratá-lo?

Concentre sua resposta nos recursos que você traz para a empresa. Ademais, aponte para as habilidades específicas que tem que são relevantes para a posição. Inclua informações sobre como você se encaixa na organização, incluindo seu emprego anterior que estava na mesma linha.

3.Quais são seus pontos fracos?

Responda a qualquer pergunta sobre pontos fracos de uma forma que minimize os que são relevantes para a posição e demonstre que você está trabalhando para melhorar. Por exemplo, “Estou fazendo um curso de processamento de texto para aprimorar minhas habilidades com o computador” ou “Estou melhorando minhas habilidades no segundo idioma trabalhando com um professor de espanhol”.

4.Quais são os seus pontos fortes?

Ser questionado sobre os pontos fortes lhe dá a oportunidade de identificar os principais benefícios que você traz para a organização. Durante uma entrevista para um trabalho de atendimento ao cliente, você pode querer enfatizar sua simpatia, facilidade com as pessoas, paciência e profissionalismo.

5.Fale sobre você

Esta pergunta destina-se a obter uma visão geral de suas qualificações profissionais e relacionadas ao trabalho. Como pergunta de abertura, dá a você a oportunidade de destacar pontos-chave em seu currículo antes que o entrevistador comece a pedir informações detalhadas sobre seu histórico.

6.Quais são seus objetivos?

Responda a uma pergunta sobre metas de uma forma que demonstre que você tem foco profissional e que a posição para a qual é candidato se encaixa no seu plano de curto ou longo prazo. Por exemplo, “Gostaria de aprender o máximo que puder sobre esse setor e, eventualmente, passar para um cargo de gerência”.

7.Por que você deixou seu último emprego?

Independentemente do motivo pelo qual você deixou outro emprego, lance-os da maneira mais positiva possível. Se você foi demitido, pode dizer que está usando sua demissão recente como uma nova oportunidade de ingressar em uma equipe de uma empresa diferente. Se você está empregado atualmente, pode dizer que está buscando desafios em um novo ambiente.

8.Quando você se sentiu mais satisfeito em seu trabalho?

Isso permite que você aponte para a experiência passada e demonstre que não está apenas qualificado para a posição atual, mas que obterá prazer pessoal com ela e permanecerá comprometido com a empresa. Em uma entrevista para um cargo de atendimento ao cliente, você pode dizer que ficou mais satisfeito quando conseguiu ajudar os clientes a encontrar os produtos ou serviços que procuravam.

9.Que experiência você tem usando essas habilidades?

Ao falar sobre experiência nos processos seletivos, vincule instâncias específicas em seu histórico de trabalho anterior com as habilidades necessárias para o cargo. Prepare-se para resumir em poucas frases a situação, seu papel e como foi bem-sucedido para cada exemplo.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário