Método KonMari no escritório para um ambiente tranquilo e produtivo

Ao aplicar o método KonMari no escritório, você obterá um espaço limpo e organizado que o ajudará a obter maior concentração e trabalhar melhor. Ainda não conhece? Impossível! Com certeza você já ouviu falar da “Magia da Ordem”, o livro que tornou mundialmente famosa a japonesa Marie Kondo.

Este é um livro em que a especialista em ordem nos dá as chaves para manter nossa casa e nossas vidas sob controle. Mas, esse método KonMari também pode ser usado em nosso escritório para melhorar o trabalho e nos dar clareza mental. Quando você se perde, seu trabalho fica cheio de elementos desnecessários do qual não precisa e que só dificultam o seu dia a dia e a sua concentração.

Como é o método KonMari?

Ao aplicar o método no escritório, seu espaço será transformado e você terá tudo à mão, diante de seus olhos o tempo todo. Tendemos a guardar muitos objetos que não precisamos, que só nos dão confusão e falta de clareza para a tomada de decisões. Em um espaço organizado e limpo nos sentimos mais confortáveis ​​e relaxados, então, o trabalho é muito mais fácil para nós.

À primeira vista, pode parecer uma tarefa impossível, mas se conseguir, vai dar um grande passo em frente para melhorar o teu desempenho e a tua motivação. É por isso que hoje vamos ver algumas das chaves para aplicar o método no ambiente de trabalho.

Comece descartando

Para começar a aplicar o método Konmari, a primeira coisa que deve fazer é uma boa limpeza. Você vem acumulando objetos sem razão e agora seu escritório aparece abarrotado de papéis, pastas, canetas, mas a grande maioria deles não são necessários para o seu dia a dia.

Então, comece deixando de lado tudo o que não precisa e pode ser jogado fora. Dessa forma, você terá um pequeno grupo de coisas que são o que precisa e o que deve manter. E ao mesmo tempo, perceberá que seu escritório não é tão pequeno.

Classifique por categorias com o método Konmari no escritório

Agora você tem o grupo de objetos que vai salvar. O que você vai manter deve ser ordenado por categorias. Por exemplo, todos os materiais de escritório juntos. Assim, você pode ver a quantidade de itens que tem para cada item e se realmente precisa de tudo ou se tem alguma peça que pode jogar fora ou reciclar.

Tudo deve ter um lugar

Se desde o início você atribuir um determinado lugar a cada coisa, tudo será muito mais fácil na hora de encontrar os objetos. Cada vez que você os usar, deve colocar de volta no mesmo lugar, assim, será muito mais fácil para você trabalhar e ter os elementos que precisa em todos os momentos.

Armazene verticalmente

Aproveite o armazenamento vertical. Desta forma, você aproveitará muito mais o espaço e, ao mesmo tempo, poderá ter tudo à vista. É uma ideia simples do método KonMari no escritório, mas funciona, e quando você pegar o jeito, descobrirá todos os seus benefícios.

Normalmente, tendemos a armazenar na horizontal, mas se você aproveitar a verticalidade, o espaço aumentará. E também facilitará encontrar tudo rapidamente.

Evite rótulos

Após conseguir um espaço claro e limpo, as etiquetas são mais um incômodo. Um tipo de coisa que chega a atrapalhar o ambiente do seu escritório. Portanto, evite ao máximo usá-las ou coloque-as de forma escondida, na lateral. Dessa forma, à primeira vista, elas não preencherão seu espaço visual, que terá apenas elementos que parecerão limpos e claros, ajudando-o a se concentrar e refletir.

Fique com o que te faz feliz e cuide disso

Não precisamos de tantas coisas, mas algumas precisam estar conosco porque nos fazem sentir felizes e à vontade. É por isso que você deve se cercar de coisas que te fazem feliz e te trazem algo. Livre-se do supérfluo, mas deixe um espaço para os objetos que fazem você se sentir bem.

Se você conseguir colocar essas ideias em prática, terá um escritório muito mais organizado, limpo e seu trabalho agradecerá. Sabemos como é difícil trabalhar com muitos objetos chamando nossa atenção. Diferentes cores, palavras, formas que nos impedem de nos concentrar e relaxar. Com o método KonMari isso será esquecido e sua mente agradecerá.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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