Recomendações para lidar com inveja e conflitos trabalhistas

A inveja do trabalho e o ciúme entre os membros de uma organização são sentimentos negativos difíceis de expressar. Como muitas vezes não se menciona a respeito, tornam-se conflitos trabalhistas.

Segundo especialistas em questões de Recursos Humanos, o silêncio dos colaboradores pode desencadear frustrações e despertar sentimentos de humilhação, raiva e ressentimento. Se não houver como expressá-los, contaminará toda a interação, obscurecerá a criatividade e prejudicará a produtividade com os conflitos trabalhistas.

Recomendações para diminuir ou sanar os conflitos trabalhistas

Nesse sentido, os especialistas recomendam seguir estas dicas para saber como agir contra os invejosos e melhorar o ambiente de trabalho:

  • Evite criar situações em que sejam interpretadas como injustas, arbitrárias, mostrando favoritismo ou rejeição a qualquer colaborador;
  • É preciso estar atento aos sinais que indicam o aparecimento dessas reações no ambiente de trabalho, mas caso apareçam, é melhor evitá-los para não ser contagiado pelo grupo;
  • Diante de uma discussão por ciúme ou inveja no trabalho, é melhor resolver a situação o mais rápido possível, por meio de uma conversa entre as partes;
  • Se você ocupa um cargo que envolve gestão de grupo, não deve demonstrar favoritismo por nenhum membro em particular, o que geraria baixo retorno de produtividade;
  • Se você perceber que é a causa de ciúmes e inveja em seu ambiente de trabalho, deve analisar seu comportamento e tentar encontrar o estímulo que esta situação gera. Assim, melhorará o relacionamento entre os membros da equipe de trabalho.

Evite confusão

Dividir um escritório diariamente por mais de oito horas com outras pessoas, que nem sempre se mostram compreensivas, naturalmente gera conflitos. Isso não é raro nem estranho. Na verdade, os conflitos podem ser oportunidades de conhecimento e integração das equipes de trabalho. Nesse sentido, é importante reconhecer alguns caminhos para que esses conflitos não se tornem problemas maiores.

  • É fundamental comunicar de forma assertiva e ouvir atentamente os colegas;
  • Da mesma forma, fofocas e críticas devem ser evitadas;
  • É importante compreender que os problemas de trabalho não são pessoais. Observar um erro no trabalho não significa que uma pessoa está sendo encaminhada;
  • É aconselhável tentar resolver as dificuldades com o seu parceiro antes de ir a um superior. O primeiro passo será conversar sozinho. Se o problema persistir: fale novamente, mas desta vez com uma testemunha. Por fim, devem ser utilizados os meios que a empresa dispõe para resolver essas questões;
  • Em vez de corrigir todo mundo, é melhor usar paciência, tolerância, bom humor e ser a pessoa com quem todos querem trabalhar.

A inveja e o ciúme trazem consequências negativas para a organização. Por isso, gestores em cargos importantes devem dar atenção especial a esse assunto, evitando, assim, os conflitos trabalhistas.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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