A estratégia 5S no trabalho e seus benefícios

A estratégia 5S no escritório pode ser muito útil e te ajudar a tornar o seu dia a dia muito mais fácil e eficiente. Ter um local de trabalho arrumado, organizado e limpo é muito mais importante do que você pensa.

Você já ouviu falar da estratégia 5S? Se sua resposta for não, então, este artigo irá interessá-lo. Se o seu local de trabalho está um caos, não está limpo, é difícil para você encontrar o que procura, suas funções sofrem com isso porque você perde tempo e eficiência todos os dias.

O que é a estratégia 5S?

5s é um programa desenvolvido pela Toyota no Japão para alcançar melhorias duradouras no nível de organização, ordem e limpeza no local de trabalho. O objetivo foi buscar maior eficiência e também aumentar a motivação da equipe.

E é que ter um local de trabalho arrumado, limpo e bem organizado é fundamental para melhorar o desperdício de tempo, deslocações desnecessárias e reduzir erros. Também ajuda os colaboradores a estarem mais motivados e a trabalharem em melhores condições. São todas as vantagens.

Cada um dos “S” refere-se a uma ação a ser realizada para implementar este método: Classificação, Organização, Limpeza, Padronização e Melhoria Contínua.

  • Seiri – Classificar e descartar;
  • Seiton – Ordenar;
  • Seiso – Limpo;
  • Seiketsu: Padronizar;
  • Shitsuke – Apoio ao processo, disciplina;
  • Seiri – Classificar e Descartar.

No ambiente de trabalho sempre temos muito mais coisas do que o necessário, então, o primeiro passo deve ser classificar os materiais necessários para o dia a dia. Guarde apenas o básico, pois o restante é separado e deixado em um depósito temporário.

Seiton (Ordenar)

Neste caso, o lema seria “Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar”. Os itens que não foram verificados e são considerados necessários são atribuídos a um local específico no espaço de trabalho.

Assim, sempre sabemos onde vai estar e economizamos tempo procurando os itens. E para que saibamos se temos ou falta de cada material e podemos repor se necessário.

Desta forma, perde-se muito menos tempo à procura de cada material para que mais tarde se descubra que não o temos. Para marcar a localização de cada elemento, são utilizadas etiquetas, sinais ou o que considerarmos que nos ajudará a tê-lo claramente localizado em seu espaço.

Seiso (claro)

A limpeza deve fazer parte da nossa rotina de trabalho. Por um lado, porque devemos remover a sujeira trabalho e mantê-lo sempre o mais limpo possível. Mas, também porque assim identificaremos qualquer problema mais cedo e localizaremos tudo rapidamente.

Limpar uma vez por semana e eliminar tudo o que for desnecessário que acumulamos nos ajudará a ter maior clareza mental e a ficar mais motivados. Também é muito importante que você revise regularmente o número de itens que possui e remova tudo o que realmente não precisa.

Seiketsu (Padronizar)

Nesta etapa, padronizamos o local de trabalho para que possa ser claramente distinguido quando algo está errado com o local de trabalho. O objetivo é manter os três primeiros passos para que não haja objetos desnecessários, tudo esteja organizado e limpo.

A olho nu, devemos ser capazes de ver se há algum problema e corrigi-lo. É algo que você pode fazer quando chegar no escritório todos os dias, dar uma olhada, ver se está tudo bem e começar a trabalhar. Ou, se você identificar um problema, precisará decidir quando vai gastar tempo consertando-o (você precisa limpar, jogar coisas fora ou colocar as coisas em ordem).

Shitsuke (melhoria contínua)

E é que os 5S nunca acabam, devem continuar a ser aplicados ao longo do tempo. Desta forma, estamos em um processo de melhoria contínua. A disciplina para continuar aplicando e não perdê-la com o tempo é muito importante. O sucesso da sua implementação irá proporcionar-nos um espaço de trabalho muito mais agradável, mais motivação e um sentimento de satisfação pessoal, que também será perceptível ao nível geral. Portanto, manter a estratégia 5S ao longo do tempo torna-se uma necessidade.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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