Ambiente de trabalho tóxico: como lidar com esse problema?

Segundo pesquisas feitas no setor, o ambiente de trabalho tóxico é como uma força motriz de demissões em massa. Essas culturas de trabalho são as maiores causas de desgaste, mais do que o medo de estar em um emprego com o salário ruim ou a insegurança de ser demitido.

Podemos dizer que os elementos principais que contribuem com o ambiente de trabalho tóxico incluem: comportamento antiético e as falhas na promoção da diversidade, da equidade e da inclusão. Assim, os colaboradores se sentem desrespeitados e ignorados. Com isso, o 123 Empregos, mostrará como é possível lidar com isso sem ter que abdicar do emprego e ter outros tipos de problemas.

Como lidar com o ambiente de trabalho tóxico?

Embora você esteja em um local desagradável de trabalhar, muitas vezes pode não se dar ao luxo de simplesmente desistir. Dessa forma, é primordial desenvolver algumas estratégias para o enfrentamento saudável da situação. Abaixo estão algumas formas de se manter produtivo e positivo até encontrar um lugar que tenha cultura de apoio alinhada aos seus princípios.

Não se preocupe com o que está fora do seu controle

Ao tentar suportar um tipo ambiente de trabalho tóxico, é primordial lembrar que tem coisas fora do nosso potencial de influência. Enquanto você comumente não consegue controlar essa cultura, pode controlar sua resposta à situação. Primeiramente, deixe de lado qualquer pensamento e sentimento negativo. Fazendo isso, você se livrará deles, bem como da ansiedade e estresse que causam.

Coloque limites

Cultura de trabalho tóxica pode ser desgastante. Por conta disso, é preciso desenvolver limites saudáveis e os impor. Parte da estratégia é não dar ouvidos para as fofocas no emprego. Por exemplo, seu colega passa a criticar seu chefe ou outro colega de trabalho. Nesse caso, mude o assunto. Assim, você evita ser sugado por essa negatividade.

Procure grupos de apoio

Encontre pessoas confiáveis para ajudá-lo na superação desse momento difícil. Mesmo que haja muita negatividade em seu trabalho, procure encontrar os colegas positivos, aqueles que podem ajudar a melhorar humor, assim como a não se sentir isolado. Também pode ser útil trabalhar com mentores, se achar que é o momento de buscar outras oportunidades.

Se precisar de ajuda com outras dicas, leia os artigos do 123 Empregos. Eles podem ser úteis em vários momentos da sua carreira profissional, além dessa fase horrível do ambiente de trabalho tóxico.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário