As 3 chaves para definir seu objetivo de trabalho

O objetivo de trabalho responde a esta pergunta: onde você quer chegar profissionalmente? Que tipo de trabalho você está procurando? Tendo essas respostas claras, você poderá orientar melhor sua busca por emprego e ter mais sucesso no processo seletivo. Para definir seus objetivos, recomendamos que você considere estas três chaves fundamentais.

3 chaves fundamentais para definir o objetivo de trabalho

1.Conhece-te a ti mesmo

A fim de definir seu objetivo de trabalho, faça a si mesmo as perguntas: o que ou quem sou eu? O que me motiva? Quais são meus interesses? E pense em como você gostaria de respondê-las. Por exemplo: “Sou cozinheira”, “Sou faxineira”, “Sou administradora”, “Sou engenheira”, “Sou balconista”. 

É possível que você tenha mais de um perfil (por exemplo, você acha que tem possibilidades como administrador, mas também como balconista). Nesse caso, você pode considerar fazer dois currículos diferentes, um para cada tipo de oferta. Também pode ser que você não tenha clareza do que é, porque tem pouca experiência profissional ou a que tem é muito variada. 

Nesse caso, mude a pergunta o que sou eu? Por que eu gostaria de ser? Onde me vejo trabalhando? Seja realista e honesto consigo mesmo, pense em empregos em que você realmente se encaixe e tenha possibilidades de crescimento. 

Também considere quais são as demandas do mercado de trabalho. Para quais cargos há mais ofertas e quais se adéquam melhor ao meu perfil? Se está à procura de emprego em uma área ou setor onde não existem ofertas, será muito mais difícil encontrar uma oportunidade de trabalho.

2.Identifique seus pontos fortes

Pense no que você é bom e quais são suas habilidades profissionais. Por exemplo: “Sou trabalhador”, “Sou organizado”, “Sou inovador”, “Tenho iniciativa”, “Trabalho bem em equipe”. Identificar esses pontos fortes ajudará você a construir seus objetivos profissionais e a responder à famosa pergunta: com o que você pode contribuir para a empresa? 

3.Pense também nas suas fraquezas

Bom, identifique três dificuldades que você tem na procura de emprego e pergunte a si mesmo o que pode fazer para resolvê-las ou melhorá-las. Se você acha que são pontos fracos que você não pode mudar (exemplo: você não gosta de cargos voltados para o público), tente procurar empregos em que esse ponto não seja um requisito para o cargo. Dessa forma, saberá exatamente qual é seu objetivo profissional, apontando apenas para suas qualidades e pontos fortes.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário