As 5 perguntas/respostas que vão te deixar confiante em uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego é a última barreira antes de ter acesso a um novo emprego e nem sempre é fácil ultrapassá-la. Não importa o quão bem você pense que está no processo de seleção, um contratempo pode fazer com que eles optem por outro candidato.

Existem milhares de artigos cheios de dicas para superar o processo seletivo, mas muitos focam em situações mais ou menos especiais. Assim, esquecem que, no fundo, a maioria das entrevistas de emprego são exatamente iguais.

As 5 perguntas/respostas feitas na entrevista de emprego que te deixarão à frente dos outros

Embora possam ser formuladas de muitas maneiras diferentes, todas as entrevistas sempre incluem cinco perguntas-chave. E são as suas respostas a elas que vão determinar se o entrevistador gosta de você e o distingue dos demais candidatos, o que basicamente é tudo o que você precisa para ser bem considerado. Certamente é isso que eles vão te perguntar (e como você deve responder):

1.“Fale-me sobre você”

Geralmente é a primeira pergunta da entrevista. Embora você não precise ser um Einstein para respondê-la corretamente, podem ser cometidos erros que direcionam mal a entrevista.

A primeira coisa a ter em mente é que o entrevistador só está interessado em sua vida profissional. Evite assuntos pessoais e fale sobre o seu trabalho, explicando basicamente como você chegou até ali. Não recite seu currículo, pois o entrevistador acabou de ler para você. Apenas explique sua história sem entrar em muitos detalhes e de uma forma que não pareça ensaiada. Como todas as boas histórias, quanto melhor a narração, mais interessante ela parecerá.

Claro, você pode se aprofundar nos detalhes que mais lhe interessam para esse trabalho específico. Pesquise a empresa, as funções da posição aberta e determine quais partes da sua história podem ser mais valiosas.

2.Por que você saiu/quer sair do emprego anterior?

Outra questão obrigatória limita-se ao seu emprego anterior, caso esteja desempregado, ou ao atual, caso esteja à procura de um novo emprego. É uma questão que é melhor passar rapidamente, porque se você se aprofundar, só pode acabar mal. Evite sempre deturpar sua empresa anterior. Simplesmente explique que está em busca de novas oportunidades, de avançar na carreira, de novos desafios.

3.O que você fazia no seu emprego anterior?

Não se limite a explicar o que fez, o trabalho específico não interessa a ninguém. Use esta pergunta a seu favor para transmitir ao entrevistador as maiores conquistas de seus empregos anteriores: o sucesso de um determinado projeto, o dia em que você identificou um erro que teria levado a empresa à ruína, o enorme faturamento que você alcançou… O quanto mais específicas e detalhadas forem suas realizações, melhor.

4.Qual é a sua maior fraqueza?

Essa pergunta é basicamente usada para ver se uma pessoa é muito insegura ou insistente, então, fique no meio. Você não pode dizer que não tem defeitos, mas também não pode dar uma lista de pontos fracos. Basta escolher algo em que você não é muito bom, mas também não é relevante. Coisas como “Não sou muito bom em networking ”, “Sou muito perfeccionista” ou “Fico entediado com trabalhos repetitivos” são o curinga perfeito.

5.Você tem alguma pergunta para mim?

Sim, sempre sim. Os entrevistadores acham importante que os candidatos se interessem pela empresa, pois isso mostra que eles estão genuinamente empolgados em encontrar o emprego. Claro, não pergunte nada delicado, mas tudo bem pedir que expliquem como funciona, como é o escritório, se há treinamento, qual é a cultura da empresa. Faça todas as perguntas que quiser na entrevista de emprego.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário