As 5 piores atitudes que você pode tomar no ambiente de trabalho

Construir uma carreira pode ser desafiador. Requer persistência, habilidade e talento, mas também requer evitar um ambiente de trabalho tóxico que possa atrapalhar suas ambições. Se você conseguir encontrar uma grande organização com uma cultura empresarial que possa adotar, suas chances de sucesso aumentarão.

No entanto, se você deseja manter sua carreira nos trilhos, há algumas coisas que você nunca deve fazer no ambiente de trabalho. Algumas delas são apenas más decisões, mas outras envolvem situações em que você pode prejudicar sua carreira ao fazer algo que considera bom.

Conheça as 5 piores atitudes a serem tomadas no ambiente de trabalho

1.Nunca aceite o crédito pelo trabalho de outra pessoa

Isso é essencial se a outra pessoa for seu subordinado, mas pode causar muitos danos se você estiver roubando o crédito de um companheiro de equipe. Você corre o risco de ser exposto publicamente, o que o faz parecer desonesto e indigno de confiança.

Se o crédito vai para alguém que você supervisiona, estará enviando uma mensagem de que é o membro mais importante da equipe. Hoje em dia, quando o envolvimento dos funcionários é fundamental para reter os melhores talentos, alguns colaboradores podem se tornar menos produtivos, menos cooperativos e mais propensos a abandonarem o barco exatamente quando precisa de alguém para ajudá-los.

A propósito, assumir o crédito pelo trabalho de outra pessoa nem sempre é um passo ativo. Também pode ocorrer quando você aceita elogios passivamente porque seu chefe assume que você é responsável e não faz nada para dissipar a percepção.

2.Esforce-se para não se atrasar

Quer você chegue de manhã, participe de uma reunião ou substitua um colega para o almoço, seja pontual. Quando está atrasado, enviando uma mensagem clara de que não valoriza o tempo dos outros.

Se você está sempre atrasado, tente determinar o que está causando seu atraso. Você vai ficar acordado até tarde para não chegar na hora? Tente ir para a cama mais cedo.

Você perde a noção do tempo durante o horário de trabalho? Tente colocar o alarme do seu celular para lembrá-lo de que você precisa estar em algum lugar. Outras razões possíveis para estar constantemente atrasado incluem procrastinação, distração ou dificuldade em se desligar de conversas quando necessário.

3.Nunca fofoque sobre um colega de trabalho, especialmente com outros colegas de trabalho

Você pode pensar que fulana precisa desesperadamente de um novo guarda-roupa ou que ciclano ganhou muito peso ultimamente. Talvez você tenha visto beltrano em um restaurante com uma mulher que não era sua esposa.

Quaisquer que sejam seus pensamentos ou o que você ouviu, evite discussões no local de trabalho. Se você quer contar suas impressões a alguém, espere até chegar em casa e conte ao seu parceiro, ou melhor ainda, conte ao seu gato. É provável que ele aprecie a atenção.

4.Evite se gabar

Exibição sempre cria conflito, faz os outros sentirem que você os está rebaixando e transmite uma atitude infantil. Talvez seu bônus tenha sido muito maior do que esperava, mas gabar-se disso para outros que podem ter recebido menos não vai ganhar nenhum concurso de popularidade. Mesmo que seu chefe tenha lhe dito que você é o funcionário mais inteligente que ele já contratou, não conte a ninguém.

5.Nunca minta

Esteja você protegendo a si mesmo ou a outra pessoa, sua carreira sofrerá quando sua mentira for descoberta. Você colocará em risco sua reputação e credibilidade.

Muitos gerentes acreditam que mentir é a pior coisa que alguém pode fazer no trabalho. Isso os deixa imaginando o que mais um funcionário pode estar disposto a fazer. Ao mentir, os funcionários correm o risco de serem vistos como não confiáveis, o que nunca é um bom atributo para alguém que busca uma ascensão profissional.

Esses comportamentos no ambiente de trabalho variam de imprudente a destrutivo. Portanto, não arrisque sua carreira na empresa e se posicione sempre da melhor maneira que puder.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário