As Competência interpessoais mais procuradas pelas empresas

Além do treinamento e da experiência que se reflete em um currículo, as empresas olham cada vez mais para outros tipos de habilidades e competências interpessoais ao contratar um trabalhador. São “qualidades” que não têm tanto a ver com conhecimentos técnicos, mas sim, com quesitos humanos e atitudes que agregam grande valor às organizações. 

Isso é o que se conhece como “competências interpessoais”. É importante considerar quais são as mais demandadas para analisar com quais nos identificamos. Assim, fica mais fácil tentar desenvolvê-las e destacá-las em uma entrevista ou processo seletivo. As competências mais exigidas podem evoluir, por isso, é importante manter-se atualizado para responder às exigências dos empregadores.

As competências interpessoais e habilidades mais procuradas nas empresas

Nem todas as competências ou habilidades têm a mesma relevância para todas as empresas, dependendo do setor, cargo ou responsabilidade. Mas, existem alguns quesitos gerais que podem ser colocados em quase todas as posições e que são essenciais no momento. Analisaremos alguns deles:

Capacidade de adaptação

O mercado de trabalho é dinâmico, as mudanças são constantes e é importante internalizá-las e assumi-las. As empresas exigem funcionários que saibam trabalhar em ambientes onde podem surgir imprevistos. Saber adaptar implica ser versátil, mas também ter capacidade de aprender, reciclar e alterar funções ou procedimentos.

Trabalho em equipe

As empresas exigem a capacidade de participar de tarefas conjuntas, bem como colaborar e ajudar outros colegas. Desta forma, são alimentados por outras habilidades, como saber ouvir, ter respeito e empatia pelos outros. Uma pessoa que é muito capaz em suas tarefas pode ficar desempregada se não tiver essa capacidade.

Proatividade

As organizações exigem cada vez mais profissionais que não se limitem a cumprir suas tarefas, mas que tenham iniciativa e proponham ideias inovadoras. Pessoas proativas conseguem resolver problemas, mas não só: antecipam-se a eles, são eficientes e agem de forma organizada (não confundir com se deixar levar por impulsos).

Compromisso

Empregadores não procuram apenas trabalhadores que entendam a missão da empresa, mas que estejam comprometidos com o projeto. Muito deste empenho decorre do próprio local de trabalho, da capacidade que tem de saber partilhar os seus valores e “engajar” os seus trabalhadores. 

Contudo, também é fundamental a disposição do profissional em assumir e endossar a missão, visão e valores da instituição onde labora. Dessa forma, um colaborador se tornará o melhor embaixador da marca e saberá transmitir ao exterior, positivamente, os valores e propósitos da empresa. Se sentir estes objetivos como seus, será muito mais fácil cumprir a sua missão e, em última análise, a de toda a empresa.

Capacidade de trabalhar sob pressão

Para determinados cargos é fundamental saber trabalhar sob pressão, algo cada vez mais comum neste cenário de mudanças e incertezas. Embora possa parecer complicado, é uma habilidade que também pode ser aprendida. Saber administrar o estresse e se organizar para continuar cumprindo objetivos é uma habilidade muito valorizada pelas empresas.

Por que é importante ter as habilidades exigidas?

Para além da procura ou aspiração a um novo emprego, ou cargo, ter as competências mais procuradas pelas empresas também é importante para se promover/aspirar a cargos de maior responsabilidade. Essas habilidades interpessoais podem ser trabalhadas e aprimoradas dia após dia. 

Lembre-se de que esses tipos de competências interpessoais multiplicam o valor de outras. Por exemplo, se um trabalhador é proativo e sabe se adaptar às mudanças, certamente terá mais opções de promoção do que um colega em posição semelhante que não possua essas capacidades e que não saiba aproveitar suas oportunidades.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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