10 dicas para melhorar a produtividade no trabalho

0

A produtividade no trabalho é a quantidade de tarefas lucrativas que são feitas em um determinado momento. Essa quantidade de tarefas úteis deve ser a máxima possível e deve aumentar para aproveitar ao máximo suas jornadas de trabalho.

Em uma época em que as novas tecnologias, o stress e outras causas interferem constantemente no nosso desempenho, é importante saber como aumentar a produtividade no trabalho. Com o objetivo de melhorar a nossa vida profissional e rentabilizar as nossas tarefas, veja dicas bem eficientes.

Como aumentar a produtividade no trabalho?

A produtividade tornou-se um problema para muitas empresas e freelancers. A princípio, trabalhadores e empregadores se sentem motivados e a produtividade não é afetada. Porém, quando se entra em uma dinâmica estável, essa produção começa a declinar.

O que pode ser feito para evitá-lo? Como melhorar no trabalho para que o desempenho não diminua? Com motivação, comunicação constante, formação contínua e boa organização. Essas são as chaves para não ficar parado ou acomodado e permanecer ativo em nossas tarefas de trabalho.

Descanse bem e acorde cedo

Descansar bem e acordar cedo é fundamental para melhorar a produtividade. É aconselhável dormir de 7 a 8 horas, e fazê-lo à noite, por exemplo: das 23h às 7h. Desta forma, aproveitaremos as melhores horas de desempenho do nosso cérebro. Normalmente essas horas são pela manhã, então, maximize seu desempenho descansando bem e aproveitando as primeiras horas da manhã.

Planeje seu dia

A melhor maneira de aumentar a produtividade é planejar cada dia. Esta tarefa fará você perder alguns minutos durante o dia ou durante a semana, mas te ajudará a ver seu dia, suas tarefas ou sua semana de maneira global, acima de tudo, ajudará a saber por onde continuar cada vez que você terminar uma tarefa. Além disso, planejar o seu dia também vai te ajudar a priorizar as prioridades, essenciais para melhorar a produtividade no trabalho.

Mantenha as distrações no mínimo

As distrações são as maiores inimigas da produtividade no trabalho. Para combatê-los, é preciso identificá-los. Essas distrações podem ser divididas em:

  • Distrações causadas por diferentes ferramentas de comunicação (celular);
  • Distrações causadas por outras pessoas (colegas de trabalho);
  • Causas internas (aquelas distrações relacionadas aos seus pensamentos e à sua vida pessoal).

Para evitar, como mencionamos, você deve identificar e resolver. Você pode desligar seu celular enquanto faz uma tarefa, trabalhar com fones de ouvido para que seus colegas não o interrompam, resolver problemas pessoais em seu tempo livre para que não interfiram em suas tarefas de trabalho, etc.

Organize seu local de trabalho

É impossível ser produtivo em um ambiente caótico. Sua mesa, tanto física quanto informática, deve estar bem organizada para facilitar a realização de todas as suas tarefas. Além disso, uma área de trabalho organizada e limpa é capaz de estimular e facilitar a concentração.

Dedique-se a uma coisa de cada vez

Você já ouviu falar que ser multitarefa não é um poder, é uma fraqueza? Assim é! Para aumentar a produtividade e obter os melhores resultados, você precisa focar em uma única tarefa.  Além disso, existem estudos que afirmam que dedicar-se a uma coisa de cada vez é capaz de melhorar a capacidade de passar de uma tarefa para outra de forma mais produtiva.

Medite

Por que a meditação está ligada à produtividade no trabalho? A meditação é uma prática que reduz o estresse, melhorando a qualidade de nossa vida e nosso descanso. A meditação ajuda a manter o equilíbrio em nossas vidas e, com esse equilíbrio, poderemos melhorar muitos aspectos do nosso dia a dia, incluindo: trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.