APOSENTADORIA EM 2024: as novas regras do INSS

0

A aposentadoria em 2024 ficará ainda mais difícil por conta das novas regras do INSS.

Assim, para você ficar por dentro das novas mudanças, apresentamos aqui algumas das coisas que serão alteradas.

Aposentadoria em 2024: novos desafios

A partir de 1º de janeiro de 2024, as regras para aposentadoria pelo INSS sofrerão alterações significativas. As mudanças foram aprovadas pela Reforma da Previdência Social, em 2019.

As principais mudanças nas regras da aposentadoria pelo INSS a partir de 2024 são:

  • Aumento da idade mínima para a aposentadoria: A idade mínima para se aposentar pelo INSS aumentará gradativamente, até atingir 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
  • Aumento do tempo de contribuição: O tempo de contribuição necessário para se aposentar pelo INSS também aumentará gradativamente, até atingir 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.
  • Abolição da aposentadoria por tempo de serviço: A aposentadoria por tempo de serviço será extinta.
  • Criação do sistema de pontos: O sistema de pontos será criado para trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho a partir de 13 de novembro de 2019. Nesse sistema, o trabalhador precisa atingir uma pontuação mínima, que é a soma da idade com o tempo de contribuição.

Regras de transição da aposentadoria

Assim, para os trabalhadores que já estavam no mercado de trabalho antes da Reforma da Previdência Social, existem regras de transição que permitem se aposentar com idade e tempo de contribuição menores.

As regras de transição são as seguintes:

  • Regra de transição por idade e tempo de contribuição: Essa regra permite se aposentar com a idade mínima de 60 anos, para homens, e 57 anos, para mulheres, e com o tempo de contribuição mínimo de 30 anos, para homens, e 25 anos, para mulheres.
  • Regra de transição por idade e pedágio: Essa regra permite se aposentar com a idade mínima de 62 anos, para homens, e 59 anos, para mulheres, e com o tempo de contribuição mínimo de 35 anos, para homens, e 30 anos, para mulheres. Portanto, para isso, é necessário cumprir um pedágio de 50% do tempo que faltava para atingir os requisitos da regra anterior, até a data de entrada em vigor da Reforma da Previdência Social.
  • Regra de transição por tempo de contribuição: Essa regra permite se aposentar com o tempo de contribuição mínimo de 35 anos, para homens, e 30 anos, para mulheres, e com o pedágio de 100% do tempo que faltava para atingir os requisitos da regra anterior, até a data de entrada em vigor da Reforma da Previdência Social.

O impacto das mudanças da aposentadoria em 2024

Dessa maneira, as mudanças nas regras da aposentadoria pelo INSS a partir de 2024 terão um impacto significativo na vida dos trabalhadores brasileiros. Portanto, o aumento da idade mínima e do tempo de contribuição tornará mais difícil se aposentar, o que poderá reduzir o número de aposentados e aumentar o valor dos benefícios.

Assim, para os trabalhadores que já estavam no mercado de trabalho antes da Reforma da Previdência Social, as regras de transição podem ajudar a reduzir o impacto das mudanças. No entanto, mesmo com as regras de transição, a aposentadoria poderá ser adiada para muitos trabalhadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.