Como liderar equipes de trabalho remoto e ter sucesso no engajamento dos colaboradores

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Como liderar equipes de trabalho remoto com as mudanças ocorridas nos últimos anos? Esta nova situação obriga os líderes a se adaptarem e a aprenderem a liderar e a gerir as suas equipas à distância.

Liderar e dirigir equipes de trabalho remoto exige o desenvolvimento de habilidades diferentes das necessárias presencialmente. Por isso, vamos analisar 3 dicas que te ajudarão a gerenciar os colaboradores  e desenvolver as habilidades para fazê-lo de forma eficaz. 

Como liderar equipes de trabalho remoto produtivas? 

Trabalhar com equipes remotas envolve uma mudança de mentalidade. Os líderes não podem se limitar a serem simples gerentes, pois isso não funciona no trabalho remoto. Isso é especialmente difícil, pois o contato diário próximo com as pessoas não está disponível. A interação limita-se a e-mails ou videochamadas, tornando extremamente complicado conhecer e compreender o seu estado de espírito e o contexto em que vivem.

Não ter essa interação presencial dificulta o acompanhamento, pois não temos o mesmo controle de suas ações e tarefas. Diante desses problemas que surgem, não basta ser um bom “gestor” da equipe, mas sim, você deve ser um “líder” e uma referência para eles.

1.Consulte líderes experientes 

O primeiro ponto para liderar equipes remotas com eficácia é contar com a experiência de colegas que já fizeram isso. Uma das maiores de aprendizado é a experiência. 

2.Documentos

A documentação é essencial para nós ou para os membros de nossa equipe. Portanto, recomendamos que você anote todas as coisas que aprender de duas maneiras:

Repositório Pessoal de Liderança

Ter um repositório pessoal, ou seja, um lugar para guardar ou anotar as ideias e conselhos que você está aprendendo, servirá como referência em sua carreira profissional. Isso permitirá que você compartilhe com as pessoas de suas equipes que deseja.

Você pode começar com um documento no Google Docs, ou usar um aplicativo como o Notion que permite fazer um wiki com suas anotações e referências ou usar o aplicativo que sua empresa usa como o Confluence. O importante é que você pode facilmente compartilhá-lo com outras pessoas.

Sistema de documentação de equipes remotas

Além de ter seu repositório pessoal de liderança, você pode implementar um sistema de documentação para cada uma das equipes que supervisiona. Ter esse sistema permite que você enfrente um dos maiores desafios ao administrar uma equipe remota: manter todos informados da maneira mais eficiente. Faça todos os esforços para envolver toda a equipe em manter este sistema de documentação atualizado, pois isso irá beneficiá-los, bem como novos membros que ingressarem no futuro.

3.Estabeleça um plano de comunicação 

Independentemente da sua visão atual sobre transparência, os líderes precisam se comunicar muito mais ao trabalhar com uma equipe remota. Os membros da equipe esperam atualizações frequentes sobre tudo o que está acontecendo no projeto e na empresa. Seja transparente, claro e comunique tudo o que lhes interessa. 

Aproveite a oportunidade para se comunicar informal e intencionalmente com eles. É importante que seja intencional, pois as conversas do trabalho remoto não ocorrerão espontaneamente como em um escritório.

Você deve substituir aqueles encontros casuais na cafeteira, no corredor ou quando fará uma pergunta a um colega por conversas específicas. Para isso, considere a possibilidade de gerar um chat de áudio durante um período do seu dia, por exemplo, das 12h00 às 14h00. Nesta sala, os membros podem se conectar ou entrar e sair dela. Com isso, podemos simular o ambiente que se gera em um escritório físico, diminuindo a distância emocional entre as pessoas e sendo um fórum para comentar ou conversar de forma descontraída enquanto se trabalha. É uma boa maneira de liderar equipes de trabalho remoto.

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