Habilidades profissionais mais importantes para uma carreira brilhante

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Quais são as habilidades profissionais mais importantes? Qual o segredo do sucesso profissional? Uma parte valiosa é dominar muito bem as capacidades técnicas necessárias para realizar seu trabalho corretamente. Mas outra parte que é muito importante são as competências.

As habilidades profissionais que fazem a diferença são aquelas como “saber se relacionar com os outros” e sua “capacidade de colaborar e se comunicar”. Também as características de sua personalidade que você traz para o trabalho, como otimismo, atitude positiva e motivação para trabalhar duro. Essas habilidades nem sempre se destacam, mas se você não as tiver, isso pode afetar sua carreira. Portanto, neste artigo, veremos as competências mais importantes que o ajudarão a avançar em sua jornada laboral.

Habilidades profissionais imprescindíveis no trabalho

Comunicação

Sem dúvida, saber se comunicar é uma das habilidades mais necessárias para crescer e liderar equipes. Fazer-se entender envolve muitos aspectos. Saber ouvir com atenção, interpretar o contexto da conversa, expressar-se com clareza, persuadir os outros do nosso ponto de vista é imprescindível. Saber se conectar com a pessoa com quem você está falando é uma característica da boa comunicação.

Trabalhar em equipe

Saber trabalhar em equipe é um desafio. Mas aprender a fazer isso da maneira certa pode ajudá-lo a avançar em sua carreira. As empresas procuram trabalhadores que saibam cooperar, negociar, administrar conflitos com outras pessoas para alcançar os resultados esperados. Isso implica estabelecer relações que durem no tempo.

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Atitude mental positiva

Há muitas coisas que não pode mudar no trabalho, como as pessoas com quem trabalha ou que a máquina de café volte a funcionar. O que você pode mudar é até que ponto você permite que essas coisas o incomodem. Os gerentes de empresa gostam de pessoas calmas, racionais e otimistas. Eles preferem aquelas que diluem as tensões no trabalho, não as que ficam de mau-humor e batem portas ou respondem mal.

Flexibilidade

A mudança é uma parte essencial de qualquer negócio. As empresas precisam de funcionários que sejam flexíveis o suficiente para trabalhar com novas iniciativas. Que estejam abertos a novas ideias e, em geral, capazes de aguentar quando as coisas não saem como planejado.

Falar em público

Quem tem pavor de falar em público? Muita gente. Se você não é bom nesse sentido, não se preocupe, pois é normal. Melhorar suas habilidades de falar em público irá ajudá-lo no trabalho e também quando você tiver que fazer entrevistas.

Produtividade e organização

Ligações, mensagens, reuniões, reuniões de trabalho, projetos paralelos, multitarefas. Estamos mais ocupados hoje do que qualquer geração anterior. Quando trabalhamos, estamos cercados por distrações.

Muitos de nós estamos ocupados o dia todo e pensamos que somos produtivos e que estar ocupado prova nosso valor. Mas o que os dirigentes das empresas querem é que os objetivos sejam alcançados a tempo.

Ser produtivo não é apenas a arte de cumprir nossa agenda, mas gerenciar a si mesmo para focar em projetos que importam e agregam valor à empresa. Isso significa priorizar bem, cumprir horários, delegar e não se distrair com tarefas mais fáceis ou menos importantes. Significa planejar e aprender quando dizer não.

Assertividade

Em qualquer local de trabalho, muitas vezes você encontrará pessoas com os seguintes estilos de comportamento:

  • Passivos – Aqueles que se esforçam para evitar conflitos;
  • Passivo-agressivo – Aqueles que expressam seus sentimentos negativos por meio de ações em vez de palavras;
  • Agressivo – Aqueles que respondem ao conflito de forma hostil e rude. Essas pessoas têm suas vozes ouvidas, mas não farão amigos no processo;
  • Assertivos – Pessoas que defendem seus direitos respeitando os dos outros.

Os gerentes de empresas procuram pessoas assertivas acima de todos os outros estilos. Porque essa está entre as habilidades profissionais que permite que você tome decisões sem conflitos ou prejudicar as pessoas.

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