O que acaba com a motivação dos funcionários? Veja os principais pontos a se preocupar

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Os colaboradores não saem da empresa, eles saem das pessoas com quem não querem trabalhar. Esta máxima é completamente verdadeira em 100% dos casos. No entanto, quando a motivação dos funcionários acaba e eles decidem pedir demissão, todos saem perdendo. E quase sempre, a empresa é a mais afetada.

Deve-se levar em conta que o trabalhador médio normalmente leva vários meses para começar a ser rentável para a empresa. Cada novo ingresso implica um gasto considerável até que o colaborador comece a ser eficiente e produtivo. Se, após meses de preparação, o empregado decidir se aposentar, seja por que motivo for, a empresa deverá reinvestir tempo, dinheiro e recursos em outro funcionário, multiplicando o gasto e subtraindo os benefícios. Em outras palavras, a motivação dos funcionários diminui a produtividade da empresa.

O grande desafio: como não deixar a motivação dos funcionários acabar?

Portanto, uma das principais medidas de economia para as empresas será manter a fidelidade de seus funcionários. Não é uma tarefa fácil numa altura em que a mobilidade está em voga. Para fidelizar os colaboradores e melhorar a produtividade, criar um bom ambiente de trabalho é uma prioridade.

Em geral, os trabalhadores migram para empresas que oferecem melhores salários e incentivos econômicos. No entanto, ao contrário do que se pensa, o fator econômico não é o principal motivo de insatisfação. Teremos que cavar mais fundo para descobrir e aprender os reais motivos pelos quais eles se sentem desanimados e buscam alcançar seus objetivos em outras empresas.

Se o fator econômico não é decisivo, quais são os reais motivos da insatisfação?

  • Sentir-se ignorado durante uma promoção – Para um trabalhador, não há nada mais frustrante do que perceber que ninguém considera seu valor, sua experiência e que outros menos capazes ou menos experientes são promovidos antes dele;
  • Descobrir que ganham menos do que outros funcionários que fazem trabalhos semelhantes;
  • Receber muito pouco ou nenhum aumento salarial;
  • Não ter orientações claras sobre como fazer o trabalho ou uma boa comunicação interna – Isso deixa o trabalhador confuso, desorientado e frustrado;
  • Perda de empatia e confiança nos líderes e superiores;
  • Dentro da empresa, não há oportunidades de promoção;
  • O trabalhador sente que seu esforço e valor não são devidamente reconhecidos pela empresa;
  • Quando o trabalho exige esforço considerável, muito estresse, ansiedade e fadiga ou sacrifício da vida pessoal e familiar.

Os fatores para que a motivação dos funcionários vá por água , são muito significativos e devem ser levados em consideração: mais de um terço dos trabalhadores se vê trabalhando em outra empresa nos próximos 12 meses. Quase metade dos funcionários não se identifica com seus chefes. Os objetivos profissionais de mais de 60% dos funcionários não estão de acordo com os planos que seus superiores têm para eles. Apenas cerca de 25% dos trabalhadores acreditam que seu trabalho é reconhecido pelos empregadores.

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