Como combater a ansiedade antes de uma entrevista de emprego?

É inevitável que, quando enfrentamos uma entrevista de emprego, soframos de alguma ansiedade. Entretanto, se não conseguirmos controlá-la, pode afetar o sucesso de nossa apresentação. O que podemos fazer para equilibrar esse estresse?

Em primeiro lugar, ficar nervoso é normal, principalmente se está procurando trabalho há muito tempo e encontrou algo perfeito para você. Um dia vem uma ligação e eles dizem que estão interessados no seu currículo e que querem agendar uma entrevista de emprego. Então, a adrenalina dispara. O que fazer agora? O 123 Empregos mostrará como combater esse problema.

Como acabar com a ansiedade antes da entrevista de emprego

Se estressar com processos seletivos acontece com 90% das pessoas que estão procurando emprego. O que você tem que evitar na hora da entrevista é que o nervosismo não atrapalhe a sua forma de se apresentar.

Se não for uma vaga de preenchimento urgente, é normal é que o recrutador agende uma conversa prévia em alguns dias. Assim, o que você pode fazer durante esse tempo?

Estar preparado te ajudará a ficar mais calmo

Informação é poder, mas você deve evitar enlouquecer ou aumentará sua ansiedade. Pesquise apenas os dados que acha que podem ser úteis. Sugerimos:

  • Informações gerais sobre a empresa e o cargo – O que produzem, o que vendem, onde estão, sua história, para que precisam de você, quais são suas possíveis tarefas, etc.;
  • Conhece-te a ti mesmo – Conhecer seus pontos fortes e fracos permitirá que você responda a muitas das perguntas que eles podem fazer;
  • Pratique as possíveis perguntas que eles podem fazer. Alguns simuladores de entrevista podem ser bastante úteis;
  • Prepare seu argumento para a entrevista. O que leva ao treino de todos os itens acima.

Atitude é o que conta

Não trate a entrevista como um teste. Pense nela como uma conversa em que o entrevistador deseja conhecê-lo e onde você deseja conhecer a empresa e possível cargo que irá ocupar. Ser sincero e honesto consigo mesmo e com o recrutador vai tirar muito estresse de você.

Não pense em ser rejeitado, isso pode acontecer, mas você deve ter em mente que a empresa está interessada no seu currículo, então, existe algo de grande valor para eles. Tente ver a entrevista como uma oportunidade e como mais uma experiência com a qual você aprenderá. Sinta-se orgulhoso de ser entrevistado.

Mente sã, corpo são

Exercícios e rotinas nos ajudam muito a combater situações de ansiedade ou estresse. Com o exercício, o corpo libera endorfinas que nos fazem sentir melhor, mais calmos e tranquilos. Por outro lado, ter rotinas no seu dia a dia vai ajudá-lo a gerir o seu tempo e a realizar várias tarefas na sua “medida certa”. Assim, você evitará situações que aumentarão o nervosismo.

Respire fundo

Uma das melhores técnicas de relaxamento é através da respiração. Se você se sentir ansioso ou nervoso durante a entrevista, concentre-se em respirar fundo e devagar, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Isso irá ajudá-lo. Na entrevista, tente diminuir sua aceleração natural falando devagar, mesmo com pausas, e principalmente, ouça.

No processo seletivo, concentre-se no que eles estão dizendo e reserve alguns segundos antes de iniciar uma resposta. E acima de tudo, lembre-se que não é o fim do mundo caso não seja aprovado na entrevista de emprego. Afinal, isso é o que acontece com muitos e muitos candidatos ao longo de suas vidas.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário