Como é o mercado da tecnologia: entenda mais sobre esse setor

Dia após dia, a tecnologia está presente na vida de toda a população. Isso porque ela proporciona agilidade, conforto, bem como economia e praticidade. Ela facilita os processos do cotidiano. Por conta disso, as empresas estão em busca de colaboradores qualificados para obter sucesso. Entretanto, muitas enfrentam dificuldades, pois nem todo mundo está pronto para o mercado da tecnologia.

A carreira no mercado da tecnologia

Esse segmento do mercado da tecnologia acabou se destacando do cenário econômico ultimamente, uma vez que soube lidar com a inflação e a desvalorização das moedas mundiais. Assim, manteve seu crescimento em diversos âmbitos.

Contudo, o movimento pode afetar especialmente dois fatores: mão de obra que não é especializada e baixa oferta das ferramentas para aprendizagem nas principais universidades. Para se ter uma ideia, em 2022, no Brasil, o setor abriu 133 mil ofertas que não foram preenchidas. Com somente 55 mil discentes que se formam anualmente, nosso país pode sofrer o que se chama de “apagão tecnológico”. Algo alarmante.

Para entender um pouco mais o cenário, veja alguns motivos que levam a essa tendência:

Home office

De acordo com pesquisas, 70% dos profissionais desenvolvedores de software gostam de atuar remotamente. Hoje em dia, essas tarefas diárias podem ser feitas de qualquer lugar, acessando oportunidades no mundo todo. Assim, desfrutam de autonomia para ter o equilíbrio entre rotina pessoal e profissional.

Bons salários

Em se tratando de remuneração, o mercado da tecnologia, os salários são acima da média se comparados com os demais.

Contratação mais rápida

Devido ao crescimento exponencial dessa transformação digital, do e-commerce e da automação, as vagas estão sempre disponíveis.

Treinamento e educação não tradicionais

Os cursos de tecnologia contêm certificações online e têm horas suficientes para adquirir habilidades e conhecimento necessários. Isso acaba acelerando sua entrada dentro do mercado.

Como ter uma carreira nessa área?

Quem deseja trilhar esse caminho, precisa se atentar e estar em aprendizado constante para não perder nenhuma das inovações. Isso porque tudo muda dia após dia e sempre surgem novidades.

Um dos perfis que são mais bem quistos pelos recrutadores está relacionado aos que têm experiência à linguagem de programação. Há também outras características dentro do mercado. Para auxiliar, aqui vão algumas dicas primordiais para ter sucesso nessa categoria.

Conhecer funções e áreas desejadas, definindo objetivos

Visualize os campos que mais te interessam. Sendo um ramo amplo e com muitas subdivisões, definir o nicho de atuação é fundamental para ter êxito fácil. Além do mais, estabelece os objetivos principais. Dessa forma, posteriormente, é preciso desenvolver as capacidades sobre essas funções que devem ser desempenhadas.

Dedicação aos estudos e busca de estágio na área

Cursos superiores e técnicos, são primordiais para aprender junto a professores experientes e capacitados, possibilitando o aprofundamento para se entender de tudo um pouco. Depois, quando a pessoa já adquiriu o conhecimento ao longo do estudo, o estágio é mais um passo imprescindível para vivenciar a realidade e o cotidiano do futuro.

A vontade pelo home office ou pela jornada híbrida tem sido requisições comuns. É comum nas entrevistas candidatos ao mercado de tecnologia indivíduos largando o emprego presencial, uma vez que o formato online gera mais economia. Afinal, não existe gastos com restaurantes, bem como alimentação, tempo de deslocamento.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário