Como escolher a melhor profissão? Veja se está na hora de trocar de emprego

Após a pandemia, muitas coisas fizeram os indivíduos se questionarem sobre quem são, a profissão que exercem e seus empregos. A adoção do home office e agora do regime híbrido, estão fazendo vários colaboradores repensarem sobre o futuro.

Você está satisfeito com sua profissão?

Os funcionários vão se adaptando às novidades, mas a Covid-19 reformulou a relevância da profissão no mercado. Isso se deu conforme necessidades e tendências do período. Assim, as transições de carreira, sejam por oportunidade ou necessidade, também estão evidentes.

No momento instável, é bem comum não saber se está satisfeito ou não profissionalmente. É possível ser atraído por atividades totalmente diferentes. Contudo, a comodidade e o vínculo já formados antes nos trazem satisfação também, daí a indecisão.

Ferramentas como autoconhecimento, apoio psicológico, bem como orientação vocacional devem ser investidas e aproveitadas. Isso favorece bastante aquele encontro com o sentido do que fazer da vida.

Qual é o momento de trocar de emprego?

Ter estabilidade emocional e financeira, crescer profissionalmente, atingindo o sucesso são alguns dos desejos comuns dos seres humanos. Afinal, tais aspectos contribuem com rotinas mais leves e produtivas.

Contudo, quando não existe mais felicidade e motivação, é necessário em um plano B, pensar na mudança de emprego, de carreira. Talentos necessitam se autoconhecer a fim de entender se desejam realmente aquela oportunidade. Refletir nesse sentido é sempre interessante, pois ajuda a determinar se os objetivos da empresa são os mesmos do nosso.

A estagnação, bem como a falta das boas oportunidades, também servem como pontos a se avaliar durante a reflexão sobre o momento certo de trocar de emprego. Afinal, se sua meta é progredir dentro da organização, o funcionário deve ter chances reais de concretizar sua vontade.

Caso o indivíduo esteja desempenhando um mesmo cargo há anos sem vislumbrar nada maior no futuro, está no momento de olhar para si com mais calma. Caso a instituição queira te manter no time, o valorizará, oferecendo as possibilidades que não o estagnarão.

É essencial se atentar às oportunidades disponíveis conforme o seu perfil. Elabore um currículo objetivo, claro e bem completo. Ademais, é preciso ter domínio na sua área a fim de não ser pego com surpresa são passos primordiais. Além disso, pesquisar sobre a companhia e ter confiança em si mesmo.

Se você está procurando por uma vaga de emprego, uma oportunidade aprendizagem ou de estágio, veja as matérias no blog do 123 Empregos. Acesse o painel de vagas, confira nossos links e boa sorte!

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário