Como evitar interrupções no trabalho e manter a produtividade

Há vários assuntos importantes dentro do ambiente laboral, mas que tal, hoje, analisarmos como evitar interrupções no trabalho, principalmente de outras pessoas? Essas interrupções que ocorrem durante o nosso dia são um dos fatores que mais impactam negativamente no nosso desempenho. Por isso, saber como lidar com a situação pode salvar sua produtividade.

Tipos de interrupções no trabalho: como evitá-las?

Pode ser um colega que está ansioso para começar o dia e você o encontra quando vai preparar um café. Talvez ele abra um chat e comece a escrever e parece que a conversação nunca acaba. Provavelmente é o seu filho, com muito a lhe contar enquanto você labora em home office. As interrupções no trabalho podem vir de diversas direções.

Muitas vezes nos encontramos em situações como essas, onde tentamos ser produtivos e fazer o melhor uso do tempo. Mas as pessoas ao nosso redor não nos ajudam a alcançá-lo. Como evitar essas interrupções, quer estejamos no escritório ou trabalhando remotamente?

Sinalize “não perturbe” 

Talvez você trabalhe em um escritório ou tenha um escritório em casa e consiga fechar a porta. Nesse caso, você pode colocar um sinal como o que os hotéis têm na porta dos quartos, indicando que você está trabalhando e que não quer ser interrompido.

Fones de ouvido

Outra coisa que você pode fazer e um ótimo conselho se for viajar é colocar fones de ouvido que o isolem. Esteja você ouvindo música ou não, visualmente, será uma barreira de entrada para você ser incomodado. Existem alguns que possuem cancelamento de ruído ativo, que o isola de sons externos e interrupções. São um pouco mais caros, mas vale a pena se você trabalha com muito barulho externo.

Comunique suas necessidades 

É especialmente importante que você converse com as pessoas com quem interage com mais frequência e que o interrompem com mais frequência. Acredite quando dizemos que dicas sutis não são suficientes. Algumas pessoas não entendem dicas. Portanto, diga claramente que você precisa de um tempo sozinho para se concentrar. 

Não será fácil ter essa conversa, mas a realidade é que você precisa. Porque a maioria das pessoas não sabe o que te interrompe e o impacto que isso tem no seu trabalho. Quando escolher o momento certo, lembre-se: “Se você escolher um momento ruim para falar, a conversa terminará mal.” Portanto, pense sobre quando é a melhor hora para falar.

Negocie a interrupção

Muitas vezes acontece que um colega de equipe lhe diz: “Preciso de um minuto para mostrar e revisar isso com você, prometo que será rápido, não levarei mais do que alguns minutos.” O que se pode fazer nese caso? Você tem que “negociar” a interrupção.  Ganhe tempo para terminar o que estava fazendo e adie seu pedido para mais tarde.

Mostre a ele o que você está fazendo e por que é importante que você termine. Assim, proponha uma alternativa, outro momento em que você possa conversar com ele, talvez dizendo: “Me dê X minutos, me falta pouco para terminar essa tarefa que é muito importante pelo motivo X, assim que terminar te aviso para ver esse tópico com você”

Ao fazer isso, você está agindo de forma assertiva. Sabe que precisa proteger seu tempo e o faz, mas respeitando o outro, sem deixar de ajudar os colegas. Isso é muito importante você se lembrar que o trabalho em equipe nos torna melhores.

Embora haja casos em que não seja possível negociar, porque é um assunto urgente, um problema com nosso chefe ou com um cliente, nesse caso, paramos. Dessa forma, cuidamos do que é necessário, porque há uma razão importante para essa interrupção.

Em suma, vimos no artigo algumas dicas de como evitar interrupções no trabalho de outras pessoas. Afinal, todos precisamos gerenciar bem o nosso tempo.  Reduza e evite ao máximo as interrupções, assim, garantimos que você se concentrará em trabalhar profundamente em suas tarefas, sendo mais produtivo.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário