Como fazer networking de uma forma eficaz e diferente?

Com certeza, você já ouviu falar em networking ou, ainda, passou a ter “mania” de fazer quando descobriu seu poder. Mas, embora possa parecer fácil, o processo, para dar certo, deve ser bem estruturado. 

Neste artigo, contaremos como fazer networking eficaz e, acima de tudo, como fazê-lo de maneira diferente e simplificada. Assim, será mais fácil ter os resultados esperados. 

Como fazer networking eficaz e diferente

Crie um funil

Marque as características que deseja que seus novos contatos tenham (setor, cobrança, profissão, seus contatos). Não se trata de enlouquecer conhecendo pessoas, mas de focar no que pode ser interessante para você. Com uma estratégia, você aproveitará mais o tempo.

Você pode fazer uma lista em uma planilha do Excel com seus nomes e sobrenomes, setor, profissão, informações pessoais e informações de contato, como redes sociais, e-mail ou telefone. Pense que sua memória é limitada, e talvez mais tarde, quando você quiser entrar em contato, será mais difícil para você fazê-lo. Além disso, ter uma listagem facilita a troca recorrente.

Participar de eventos

Para fazer networking, um lanche e uns drinks são suficientes para alongar a conversa. Eles são uma boa oportunidade para conhecer pessoas com os mesmos interesses. Não é verdade que, se você for a uma academia, é muito provável que encontre outras pessoas interessadas em fitness? Nos eventos, você ainda pode encontrar pessoas com quem vale a pena conversar, que lhe dão ideias ou simplesmente gostam de falar sobre seu trabalho (se você for apaixonado por ele).

Pode fazer um calendário dos eventos a que quer ir, como feiras, seminários online, exposições, workshops, debates ou conferências. Não se esqueça de preparar seu discurso anteriormente.

Use redes sociais

Hoje é muito raro ninguém usar. Quase todo mundo tem um perfil, mesmo que seja para navegar a lazer. Aproveite e tome a iniciativa, conversando com as pessoas do seu nicho tanto por mensagens privadas quanto as respondendo abertamente.

As redes sociais servem para isso, para acessar pessoas que você não conheceria de outra forma.

Outras ideias podem ser criar um blog ou um fórum. Qualquer coisa que o ajude a manter uma comunidade/público.

Não exagere

É melhor que você tenha contato próximo com 20 pessoas e o mantenha ao longo do tempo. É normal que, a princípio, você queira entrar em contato com mais pessoas, se as primeiras não tiverem sido totalmente interessantes para você. Nesse caso, vá expandindo até atingir aqueles contatos que mantém pelo simples prazer de conversar. Essas chaves podem não ser as mais inovadoras para a rede, mas são eficazes.

Erros frequentes ao fazer contatos

Alguns erros, cometidos com frequência ao fazer contatos, são os seguintes:

  • Perder tempo – Vá a um evento para conversar com apenas uma pessoa ou pessoas que você já conhece. É ótimo aprofundar, mas trata-se de ter uma primeira aproximação e depois você manterá o contato;
  • Improvisar – Trata-se de ser espontâneo, mas não pode hesitar em relação aos seus projetos ou à sua profissão. Dá uma sensação de insegurança e isso não é atraente. Ensaie e prepare-se para responder fluentemente à pergunta “O que você faz?”;
  • Relacionar-se apenas quando precisar – Você não gosta de alguém que se aproxime de você só para te usar, então o melhor a fazer no começo é propor colaborações ou interagir pelo simples prazer. Então, terá tempo para pedir favores.

Concluindo, se você tem uma boa predisposição para conhecer outras pessoas e deseja aproveitar o networking de maneira genuína, pode aproveitar muito o processo. Curta e não pense demais em resultados. Com o tempo, eles chegam sozinhos.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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