Como procurar um novo emprego sem ser descoberto no atual: 6 dicas

O mundo onde uma pessoa se formou na faculdade, conseguiu um emprego e fez carreira na empresa em questão até a aposentadoria não existe mais. A rotatividade está aumentando e, tendo em conta o quão arriscado é o acesso aos cargos superiores em muitas organizações, a única forma de alavancar a carreira é procurando um novo emprego.

Comumente, funcionários entre 21 e 38 anos mudam de emprego três vezes mais do que o restante dos trabalhadores. Motivados por um mercado de trabalho competitivo e salários estagnados, cerca de 43% dos jovens trabalhadores deixam seu atual empregador em menos de dois anos. E o aumento das rotações, longe de diminuir, parece que vai aumentar cada vez mais a busca de um novo emprego.

A empregabilidade – ou seja, a capacidade das pessoas de encontrar um emprego – é considerada um bom atributo. Contudo, nenhum empregador gosta de ter uma força de trabalho que está constantemente procurando outro lugar para ir. E se você não jogar suas cartas corretamente, pode ter problemas.

Se o seu chefe te pegar procurando emprego e você for bem-sucedido em sua saída, não haverá grandes problemas. Mas, se ele descobrir que está fazendo entrevistas e você não tiver escolha a não ser ficar, a relação pode se tornar desconfortável.

6 dicas para procurar um novo emprego sem que ninguém fique sabendo no atual

Como todos sabem, é melhor procurar emprego tendo emprego, mas é muito importante ser discreto. E para isso é importante seguir uma série de regras:

1.Não procure trabalho enquanto estiver no trabalho

Parece óbvio, mas estamos tão acostumados a olhar nossas correspondências pessoais ou nossas redes sociais no trabalho que às vezes esquecemos que podemos ser observados. Não há nada de errado em responder a um potencial empregador com seu telefone celular se ninguém estiver olhando. Contudo, é melhor evitar consultar Infojobs, Linkedin ou similares, porque qualquer pessoa pode ver sua tela e te pegar no flagra.

2.Não use a mídia da empresa para procurar emprego

Seguindo o primeiro conselho, jamais utilize os meios de contato da empresa para procurar outro emprego: nem o e-mail corporativo, nem o celular ou telefone fixo. Se seu chefe suspeitar de você por qualquer motivo, ele pode rastrear facilmente qualquer um deles. Você também pode ter problemas por usar ferramentas de trabalho para assuntos que podem ser considerados pessoais.

3.Tente agendar entrevistas fora do horário comercial

Todos nós já tivemos que fazer uma entrevista trabalhando em outro lugar, mas neste caso é melhor agendá-la antes ou depois de chegar ao atual emprego, ou, na hora do almoço. Fazer isso em outros horários é sempre suspeito e você corre o risco de ser pego. Se você se atrasa um pouco, sempre pode dar uma desculpa, mas se tiver que ir ao médico por duas semanas às 12 horas, seu chefe pode começar a desconfiar, e com razão.

Em geral, é melhor evitar dar mais explicações do que o necessário. Se você inventar que tem que ir ao médico, eles podem perguntar como foi e você terá que menti. Muitas pessoas, além disso, são ruins em mentir e são pegas imediatamente. Se você é um desses, melhor evitar ter que inventar qualquer coisa.

4.Não conte a ninguém que está procurando emprego

Quando encontramos uma boa oferta de emprego, podemos ser tentados a discuti-la com um de nossos colegas. Má ideia. Não importa quanta confiança você tenha, quanto mais discreto você for, menor será a chance de descobrirem suas intenções.

5.Cuidado com a forma como você se veste

A maneira como nos vestimos para ir a uma oferta de trabalho muda em cada setor. Mas, geralmente tendemos a nos vestir de maneira mais elegante do que normalmente fazemos em nosso trabalho atual. Isso pode fazer com que seus colegas e chefes suspeitem se você entrar ou sair com roupas diferentes das que costuma usar. Leve esse fator em consideração e procure se trocar antes ou depois de chegar ao seu escritório.

6.Tenha cuidado com o Linkedin

A rede social profissional tornou-se uma das ferramentas mais úteis para encontrar um emprego. Mas, considerando que é utilizada por todos, é fácil para o seu empregador perceber que você está procurando ativamente por um novo emprego. É muito importante que você desative as notificações do LinkedIn para sua rede sobre novos contatos e atualizações de biografia. Caso contrário, o mundo inteiro pode descobrir que você está procurando emprego.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário