Como responder à essa pergunta nas entrevistas: “Fale-me sobre você”

Geralmente, na maioria das entrevistas existe algumas perguntas clássicas que a maioria dos candidatos têm dificuldades em responder. “Fale-me sobre você” é uma delas. Mas, com um pouco de calma e explorando as melhores maneiras de responder não haverá problemas de ser desclassificado no processo seletivo. Afinal, essa pergunta, em específico, é aparentemente simples, mas pode confundir os candidatos que não têm certeza de quais detalhes compartilhar sobre seus antecedentes pessoais e profissionais e quanta informação fornecer.

O melhor conselho do 123 Empregos para responder a “Fale-me sobre você” é estar preparado para ela e manter sua resposta simples e relevante. Esse questionamento costuma ser feito no início e pode definir o tom de toda a entrevista. Continue lendo para obter nossas principais dicas para o sucesso.

Preparação para a pergunta “Fale-me sobre você”

Se você não estiver preparado, corre o risco de divagar sem dizer muito e pular detalhes importantes, o que pode comprometer suas chances. Portanto, reserve um tempo para pensar em sua resposta antes da entrevista.

Ao invés de apenas resumir seu currículo, analise detalhadamente a descrição do trabalho e identifique as habilidades, experiências e qualificações necessárias para ter sucesso na função. Pense em como sua experiência se relaciona com este trabalho e, em seguida, identifique maneiras de demonstrar capacidade nessas áreas.

Mantenha sua resposta concisa preparando um resumo que você possa recitar em cerca de dois minutos. Se você incluir tópicos de interesse suficientes, o recrutador poderá solicitar que você expanda determinadas áreas, se desejar.

Ao invés de listar vários pontos fortes vagos, use exemplos para demonstrar seus recursos relevantes. Histórias curtas e afiadas sobre o que você fez, como você fez e qual foi o resultado funcionam bem. Esses exemplos devem, idealmente, vir de experiência de trabalho recente, mas você também pode incluir experiência voluntária ou projetos ou atividades estudantis, se necessário.

Relevância do que se fala

Um recrutador ou empregador provavelmente não está interessado em sua história de vida. Contudo, está interessado em saber como sua experiência profissional e histórico o tornam um candidato ideal para o cargo.

Evite mencionar informações pessoais como estado civil, filhos e crenças políticas e religiosas. Esses detalhes não são necessários para um empregador determinar se você pode desempenhar uma função, pelo contrário. Eles podem ser tópicos sensíveis que podem afetar a opinião pessoal de um empregador sobre você. Você pode falar um pouco sobre interesses pessoais, mas apenas se tiver alguma relevância para a função ou as habilidades pessoais necessárias para ter sucesso.

Não se apresse em falar sobre o que está procurando em uma função ou como a empresa pode beneficiá-lo. Guarde isso para quando for perguntado, ou mencione-o nos estágios finais da entrevista.

Estruturando sua resposta

Uma maneira ideal de construir sua resposta é se concentrar no presente, no passado e no futuro. Isso o ajudará a organizar seus pensamentos.

  • Presente – Comece a falar sobre o que você está fazendo (e alcançando) em sua função atual. Liste suas áreas de responsabilidade diretamente relacionadas à função para a qual está se candidatando e destaque os sucessos recentes. Use estatísticas, números e outras medidas de sucesso onde puder, com detalhes específicos que demonstrem o valor que está agregando;
  • Passado – Em seguida, fale sobre o que você fez em funções anteriores, novamente sem entrar em muitos detalhes, mas focando em experiências/conquistas relevantes e como você cresceu;
  • Futuro – Termine com uma declaração sobre por que você está procurando uma nova função e o que há nessa função que atrai.

“Fale-me sobre você” pode ser uma pergunta surpreendentemente difícil de responder bem. Lembre-se de se concentrar nas experiências e habilidades mais relevantes para a função e a empresa para a qual você está sendo entrevistado. Pergunte a si mesmo o que mais gostaria que o recrutador lembrasse sobre você e concentre-se nisso. Uma resposta bem pensada criará uma boa primeira impressão e o preparará para uma experiência de entrevista positiva.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário