Como se concentrar para trabalhar em casa e ser produtivo

Sente-se e realize o trabalho. Parece fácil, certo? Mas, a realidade é que quando se começa a trabalhar a partir de casa, não é assim tão fácil, pois mistura o espaço onde vive, descansa e ganha dinheiro. Então, como se concentrar dessa forma?

Além disso, as relações sociais diminuem, você fica sozinho e sem companhia. Esses fatores podem tornar muito difícil para você se concentrar em seu trabalho.

Dicas para se concentrar e trabalhar em casa

O cérebro é projetado para ser altamente sensível, sempre alerta para pequenas mudanças em um ambiente em constante mudança e muitas vezes perigoso. Isso permite que espécie humana sobrevivesse por séculos. Mas, hoje em dia, esse funcionamento te afeta, te distrai quando tenta fazer um trabalho complexo, mesmo que se esforce para estar concentrado.

O trabalho importante é difícil, porque te obriga a estar focado em uma única tarefa e a deixar o ambiente de lado e seu cérebro naturalmente resiste a fazê-lo. Assim, o cérebro aproveita qualquer desculpa para focar em outra coisa.

Viés da novidade

Além disso, o cérebro também possui o que é chamado de viés da novidade ou incorporado. Mesmo quando está determinado a trabalhar em uma tarefa difícil, é atraído por coisas novas, é como uma cena do filme de insetos, fica como moscas atraídas pela luz.

Quando aparece uma novidade, uma notificação, um e-mail, uma nova mensagem nas redes sociais, seu celular vibra, existe uma novidade que te chama a atenção. Se você quer combater esse problema, como diz uma frase bem conhecida, “quem evita a oportunidade evita o perigo”, se não o ver, ele não existe.

AIDA — Atenção — Interesse — Desejo — Ação

Profissionais de marketing e anunciantes falam muito sobre o modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação). Essa é a ordem que rege a maioria das ações que realiza, inclusive aquelas que te distraem. Saber como o cérebro funciona ajuda a lidar com as distrações.

Primeiro, certifique-se de remover todas as distrações antes de começar a trabalhar. Se você fizer isso antes que apareça, é muito mais fácil combatê-los.

Distrações que você NÃO pode controlar

Aquelas distrações que você não pode controlar, como o barulho da construção, um vizinho que toca música no volume máximo ou telefonemas de sua mãe, etc. Esses tipos são difíceis de prever. A melhor coisa que você pode fazer é lidar com eles, considerando sua intenção de trabalho e tentar voltar à sua tarefa o mais rápido possível.

Distrações que você PODE controlar

Fonte de distrações do celular

O celular, porque provavelmente é uma das fontes de distração que você terá em seu dia de trabalho. Coloque seu telefone no modo “Não perturbe” e use recursos como Focus no Android ou Screen Time no iOS para limitar o tempo que você pode acessar seus aplicativos de distração em seu telefone.

O computador também te distrai

O computador também pode ser uma fonte de distrações, principalmente porque você está conectado à Internet. Se possível desconecte a internet quando não precisar ou simplesmente desligue o Wi-fi, ou retire o cabo Ethernet.

Uma regra recomendada fortemente que você siga é: não deixe nenhum aplicativo de e-mail ou mensagens instantâneas aberto enquanto estiver trabalhando. Eles são uma fonte constante de notícias que irão distraí-lo. Mas você também sente a pressão de ler e responder a essa mensagem.

Outras distrações a evitar para se concentrar e trabalhar em casa

Você deve se perguntar se tem fontes potenciais de distração em casa que são muito tentadoras para você. Por exemplo, se um console de jogos for uma distração, pegue o cabo de alimentação e coloque-o em outra sala até terminar seu dia de trabalho.

Seria bom, se possível, que você tivesse um caderno onde pudesse anotar as distrações. Toda vez que algo o distrair de seu trabalho, observe o que é e por que isso o distrai. Desta forma, você pode descobrir o que o está distraindo, eliminá-lo com antecedência e se concentrar melhor no que é realmente importante.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário