Como usar a linguagem corporal de forma eficaz em entrevistas de emprego? Confira

Há várias técnicas e habilidades que te ajudam a se destacar em relação aos seus concorrentes na fase das  entrevistas de emprego. Entretanto, vamos nos concentrar em uma dessas técnicas, que é usar sua linguagem corporal para criar uma primeira impressão boa e duradoura.

Muitos tipos diferentes de entrevistas de emprego podem exigir essa habilidade. Seja qual for a circunstância, há vários métodos de comunicação não-verbal que você pode usar para se representar da maneira mais positiva e o 123 Empregos vai te ajudar nesse sentido.

Como utilizar a linguagem corporal para se destacar nas entrevistas de emprego

Em primeiro lugar, aproveite ao máximo os primeiros 30 segundos

Deixar sua primeira impressão compreende três ingredientes principais: ficar em pé, um sorriso caloroso e manter o contato visual. Um aperto de mão firme acompanha isso também, na maioria das vezes.

Envolver-se em uma breve conversa com o entrevistador na chegada também é uma boa maneira de construir um pequeno relacionamento e aliviar a tensão. Você se sentirá mais relaxado para falar sobre coisas sérias, como por que eles deveriam contratá-lo.

 Em segundo lugar, técnicas que permitem transmitir confiança

Ser extremamente extrovertido não é coisa de todo mundo. E tudo bem. Mas, se você é naturalmente reservado ou até mesmo tímido, terá que fazer um pouco de esforço extra para parecer confiante. Compreensivelmente, se você não tem confiança em si mesmo, é mais difícil para o entrevistador ter confiança no que você diz. A melhor maneira de criar uma vibração boa é deixar seu corpo falar por si.

Portanto, manter a postura correta durante toda a entrevista é fundamental. Por que não tentar encostar as costas na cadeira? Às vezes, realmente inclinar-se quando você está falando sobre suas habilidades ou experiência pode fazer você parecer um candidato confiante e competente.

Uma posição positiva da mão na altura da cintura à sua frente ou apoiada na mesa pode ajudar, mas evite ser excessivamente rígido e formal. Evite também os sinais óbvios de nervosismo, como inquietação ou desviar o olhar.

Em terceiro lugar, expresse suas palavras com gestos

Esconder as mãos quando se sente ansioso é muito comum, mas isso imediatamente sugere falta de confiança. Use as mãos para gestos sutis (sim, sutis) para ilustrar o que você diz e se destacar dos outros quando estiver falando. Além disso, ao colocar as palmas das mãos para cima, você parecerá enérgico e aberto.

Não estrague sua boa primeira impressão deixando as entrevistas de emprego com pressa. Planeje seu tempo de forma eficaz para que você possa chegar relaxado e ter tempo após a entrevista, ao invés de se apressar para sair do local. Levantar-se calmamente, arrumar seus pertences, sorrir e acenar com a cabeça seria o melhor cenário de partida. Em seguida, um aperto de mão com o (s) entrevistador (es), iniciado por você ou por eles é uma bela forma de finalizar o processo.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário