Competências de gestão mais procuradas pela empresa

Por que é tão relevante falar sobre competências de gestão? Em um ambiente organizacional onde cada dia é mais comum ouvir falar em “felicidade no trabalho”, “salário emocional”, “bem-estar no trabalho”, entre tantos outros termos, como não dar a importância que merece às habilidades de um gerente? 

Precisamente, perante tanta inovação, concorrência e mudanças, a alta performance de um gestor não se mede apenas pelas vendas ou rentabilidade que gera. Sua performance é medida pelo impacto que consegue na sua equipe ao otimizar o seu desempenho, motivação e sinergia. Essas são as reais competências de gestão avaliadas..

Lista das 10 competências de gestão mais decisivas atualmente 

São muitas as competências do gestor moderno. Aqui, você encontrará uma lista das 10 que são consideradas mais relevantes e essenciais para exercer a função.

  1. Liderar equipes de trabalho.
  2. Comunicação efetiva;
  3. Tomar decisões;
  4. Delegação e empoderamento;
  5. Pensamento estratégico;
  6. Curiosidade;
  7. Resiliência;
  8. Solução de problemas;
  9. Integridade;
  10. Inteligência emocional.

Liderar equipes de trabalho

Habilidades de gerenciamento e liderança sempre andam de mãos dadas. Todos conhecem o termo “liderança”, mas poucos entendem toda a amplitude da palavra. Ser um líder de equipe vai além de direcionar outras pessoas para atingir metas. Significa também influenciar cada membro, motivando-o e construindo nele a confiança necessária para alcançar grandes resultados. 

Exemplos de habilidades de gestão e indicadores de competência de liderança que refletem que você está conseguindo liderar uma equipe de trabalho:

  • Você encoraja os outros a aprender todos os dias;
  • Motivos, apesar das dificuldades que enfrentam;
  • Você desafia a equipe;
  • Você influencia os outros;
  • Inspira confiança;
  • Você consegue uma conexão emocional com cada membro de sua equipe.

Comunicação eficaz

A comunicação eficaz aparecerá não apenas como uma das habilidades gerenciais mais importantes, mas também como uma das competências mais relevantes, em praticamente qualquer posição. Comunicar-se eficazmente não é fazer grandes discursos para todos se levantarem e aplaudirem no final. Falar de “comunicação” com a sua equipe envolve vários componentes, desde a escuta ativa, ser assertivo, usar uma linguagem corporal adequada, ser consistente na mensagem e adaptar o discurso ao seu interlocutor. 

Tomar decisões

Quanto mais alto na estrutura organizacional você estiver, mais decisões terá de tomar e mais difíceis serão. Porém, assim como outras habilidades, não, é algo que se aprende como a competência de trabalhar com software; é muito mais complexo e exige o enfrentamento de diversas situações. 

Delegação e capacitação

A delegação é uma das competências essenciais da gestão. É uma função que está inevitavelmente associada a qualquer cargo de chefia por várias razões:

  • Não há tempo suficiente para realizar todas as tarefas sob sua responsabilidade, portanto, você deve delegar a execução delas a outras pessoas;
  • São supervisionadas diferentes áreas mais operacionais ou táticas onde já existem especialistas que podem ter um nível técnico superior. Dessa forma, atividades rotineiras ou muito específicas devem ser delegadas a eles, enquanto o gerente lida com aspectos mais estratégicos.

Pensamento estratégico

O pensamento estratégico é outra das habilidades gerenciais mais importantes, mas tem de começar entendendo o que significa. O pensamento estratégico é um tipo de pensamento crítico, organizacional e pragmático que envolve ver o todo, para depois planejar ações concretas que permitam uma vantagem competitiva nos negócios. 

Desenvolver o pensamento estratégico não é fácil. De fato, há gestores que alcançam altos cargos nas organizações, mas não conseguem se destacar, justamente por carecer dessa importante habilidade, pois é ela que garante a agregação de valor à empresa. 

Alguns indicadores da capacidade de pensamento estratégico: 

  • Você tem uma visão ampla das coisas, mas, ao mesmo tempo identifica detalhes importantes;
  • Aceita alternativas;
  • Você aborda as situações de outro ângulo;
  • Você olha as coisas a médio e longo prazo;
  • É crítico consigo mesmo;
  • Você identifica oportunidades onde outros não.

Curiosidade

É uma habilidade natural, pois à medida que se cresce e se torna adulto, tende a perder aquela curiosidade que tanto se caracterizava quando era criança. Muitos deixam de ser curiosos imergindo-se na rotina de trabalho, outros evitam passar por “estúpidos” perguntando sobre algo que acham que deveriam saber. 

No entanto, é essa característica que caracteriza as mentes mais brilhantes e os gerentes mais bem-sucedidos. A curiosidade surge quando você é exposto a novas informações e quer saber mais, então, o líder que desenvolve essa habilidade consegue sair de sua bolha no esforço de gerar novas ideias e ver as coisas de outra perspectiva.

Resiliência

Nos últimos anos, muito se falou sobre esse conceito, mas talvez ninguém tenha pensado em vivê-lo. Pelo menos, pensar em desenvolver essa capacidade gerencial como agora, quando parece que a pandemia foi superada.

Hoje, entende-se que a resiliência é a possibilidade de reorientar o fracasso e vê-lo como uma oportunidade de recuperar e sair melhor do que era antes. Quantos, nestes tempos de trabalho remoto, não se adaptaram rapidamente às novas tecnologias como nunca pensou que o faria? 

Entendendo o que é resiliência, não é difícil imaginar que todo gestor ou gerente com responsabilidades importantes enfrente quase diariamente situações que podem levar ao fracasso, e até alcançá-lo, mas o que acontece a seguir? Bem, precisamente, superar esse fracasso, aprender com ele e sair mais forte é uma habilidade que todo gerente de seu tempo deve desenvolver.

Resolução de problemas

O sucesso das empresas não está apenas em atingir altos níveis de lucratividade, está no fato de conseguir resolver os milhares de problemas no caminho para atingir as metas. E quem resolve os problemas? Os gestores de cada organização. 

Os gerentes que conseguem analisar sistematicamente os fatos, diagnosticar a situação e encontrar uma solução precisa e viável ajudarão o negócio a crescer e prosperar. Isso também permite que eles orientem as equipes para atingir as metas, eliminando frustrações, confusões e mal-entendidos antes que se tornem incontroláveis. 

Integridade

São os gestores que, principalmente, devem ser modelos de integridade na organização, através do liderar pelo exemplo. Estudos realizados descobriram que a integridade dos dirigentes gera um melhor desempenho dos funcionários, pois, entre outras coisas, promovem a honestidade e a justiça, criando, assim, um ambiente de confiança dentro da equipe. 

Portanto, é fundamental que todos os gestores percebam que suas ações, palavras e decisões, baseadas na integridade, fortalecem os valores e a cultura da empresa e garantem o sucesso da empresa. Alguns indicadores que sua equipe pode observar como um comportamento integral em você são: 

  • Você é honesto;
  • Você trata cada membro da equipe com respeito, sem qualquer tipo de discriminação;
  • Evita o favoritismo;
  • Você inspira confiança mantendo sua palavra;
  • Você assume suas responsabilidades e as consequências de suas ações;
  • Cumpre as políticas da empresa, sem questioná-las ou querer evitá-las porque se sente no direito de seu cargo de gerente.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma forma de inteligência que envolve a capacidade de monitorar os próprios sentimentos e emoções e os dos outros. Assim, é possível distinguir entre eles e usar essa informação para orientar os próprios pensamentos e ações. 

Parece simples, mas realmente não é. Alcançar um alto nível de inteligência emocional requer: autoconsciência, automotivação, autocontrole das emoções, empatia e harmonização e domínio das relações humanas. Isso a torna uma das habilidades de gerenciamento mais complexas.

Alguns indicadores de um gestor com inteligência emocional são: 

  • Ele pratica a “vulnerabilidade seletiva”, ou seja, sabe mensurar o quão vulnerável pode estar diante de sua equipe;
  • Comunica de forma assertiva, compreendendo o impacto que as suas palavras podem ter nos outros;
  • Ele sabe identificar suas próprias emoções, por isso não assume posições extremas;
  • Solicite comentários.

Entre as competências de gestão listadas, é preciso reforçar todas em seu perfil profissional. Se quiser ser um gestor completo e bem-sucedido, analisar cada item e tentar melhorá-lo em si é essencial para sua carreira.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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