Comportamento do estagiário: como esse colaborador deve ser e se portar na empresa?

Independentemente do tipo de profissional, para que ele seja bem-sucedido, deve exercer o cargo de estagiário um dia. Isso porque, tal função, é uma das partes mais importantes da carreira de alguém, onde se começa a trilhar os melhores caminhos profissionais. Mas, então, qual seria o comportamento do estagiário aceitável nas empresas para ter um início com o pé direito? O 123 Empregos te dará dicas de como ser um ótimo colaborador em todos os sentidos.

Qual é o comportamento do estagiário esperado pelas empresas?

Para que um aluno obtenha sucesso nesse período de aprendizado e aquisição de experiência, é essencial focar na sua conduta. O comportamento do estagiário é visto e observado, quanto ao que ele entrega de resultados e o quanto é colaborativo com a equipe. Nesse sentido, para te ajudar, listamos sugestões de como o aluno deve agir para ser bem cotado e, quem sabe, se efetivar no mercado.

Fazer um networking

É extremamente importante, mesmo sendo estagiários, que os profissionais conquistem uma rede de relacionamentos produtiva. Afinal, isso pode influenciar, e muito, no futuro da carreira. A empatia e comunicação são pontos bastante decisivos.

Querer aprender

Estágio é um momento de aprofundar o aprendizado e adquirir experiência. Mas, para isso, é preciso estar aberto aos ensinamentos propostos. Portanto, busque se manter ao lado de bons profissionais que possam proporcionar ensinamentos interessantes.

Ser proativo

Os comportamentos de ação e proatividade são decisivos na carreira do estagiário. Não basta apenas cumprir suas tarefas, pois é preciso oferecer mais do que se pede e demonstrar disposição para com as atividades extras e projetos.

Ter responsabilidade

É fundamental que esse tipo de colaborador tenha a responsabilidade de executar corretamente suas funções. Independentemente de estar começando a vida profissional, esse sentimento de compromisso deve ser firme sempre.

Mostrar interesse em ser efetivado

Ser um bom colaborador em todos os sentidos, demonstra, entre outras coisas, que você gosta de trabalhar na empresa, está empenhado em aprender mais e se desenvolver lá dentro. Portanto, mostrar interesse em ser efetivado, cumprindo com suas funções com excelência, é ir em direção a um futuro promissor.

O que não se deve fazer?

Existem as ações esperadas de um estudante quando este trabalha em uma empresa, mas também existem os comportamentos repudiados. Algumas ações se mostram extremamente prejudiciais no que diz respeito à imagem profissional. Entre o que se deve evitar a todo custo, está:

  • Ficar parado esperando ordens;
  • Não se socializar com a equipe;
  • Manter-se calado, não questionando dúvidas e dando opiniões relevantes.

Gostou das dicas? Viu que o comportamento do estagiário deve ir de encontro com os princípios da empresa, mas dentro de um molde comum? Para ter além desses, outros conhecimentos alinhados com o que o mercado pede, continue acompanhando os artigos do 123 Empregos. Assim, você se dará bem em qualquer ambiente que estiver.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário