Comunicação assertiva: o que isso tem a ver com o seu emprego?

Você sabe o que é a comunicação assertiva em uma entrevista de emprego no século XXI? Saber se comunicar é um requisito essencial na vida. A comunicação eficaz é uma das principais características da liderança empresarial e está intimamente relacionada aos profissionais que conseguem desenvolver o seu potencial máximo e o da empresa para a qual trabalham. Existe uma série de regras básicas que todo profissional deve conhecer para exercer a arte de se comunicar.

Como empregar a comunicação assertiva na entrevista de emprego?

Saber ouvir 

Ouvir significa que você está interessado no que a outra pessoa transmite. Assim, seu interlocutor sente que o que ele diz é do seu interesse.

Aceite a diferença

Aceitar o outro, com suas diferenças, é fundamental para se livrar de seus preconceitos. Isso necessário para alcançar o equilíbrio entre ambas as partes.

Assertividade

É de valor moral estabelecer relações interpessoais baseadas no respeito, na sinceridade e na confiança. Ser assertivo significa ser honesto e afirmar sua opinião, sempre sem tentar ferir a outra pessoa.

Linguagem corporal

A expressão corporal também é uma forma de comunicação. A predisposição, se mantiver um sorriso ou olhar nos olhos, é sinal de respeito pela outra pessoa.

Temos que saber “vender” essa competência ao entrevistador, mas como?

Entre as ações que se deve ter, estão:

  • Cumprimente o entrevistador com confiança. Desde o primeiro momento, é importante transmitir segurança e confiança em nós mesmos. É importante sempre olhar nos olhos;
  • Use um tom de voz apropriado. É considerável falar com um tom de voz mediano, não muito alto, mas também não muito baixo;
  • Não interrompa. Você tem que respeitar a vez de falar do entrevistador, deixar que ele dirija a conversa e fale quando você deve corresponder;
  •  Vá documentado e faça todas as perguntas. Questionar tudo sobre a empresa e o cargo oferecido mostra interesse de sua parte. Contudo, saiba o que perguntar e, principalmente, como fazer as perguntas; 
  • Imagem. Cuidar da sua imagem, aparência, vestuário ou linguagem não verbal transmitem muito sobre você.

Todas essas atitudes fazem parte da comunicação assertiva na procura de emprego. E não só isso! Você pode usar seu poder comunicativo para conquistar um aumento de salário ou uma promoção no trabalho.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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