Dicas para a procura de emprego de pessoas mais velhas

O atual mercado de trabalho e a situação econômica do país está obrigando muitas pessoas mais velhas, aposentados, idosos a sair à procura de emprego. E isso acontece mesmo depois de terem trabalhado muitos anos em um local estável. Seja qual for a situação, trata-se de entrar plenamente em um mercado muito competitivo, e onde muitas vezes as organizações e as exigências são apenas para perfis jovens.

Tudo isso torna essa tarefa ainda mais difícil para os profissionais com mais idade. No entanto, é preciso ter sempre em mente que a procura de emprego não é impossível, como o 123 Empregos mostrará. O que é preciso fazer é se preparar para a adaptação e flexibilidade que o atual mercado de trabalho exige.

Dicas para a procura de emprego para pessoas mais velhas seja mais fácil

A primeira e mais importante coisa é não desanimar ou se sobrecarregar. A busca exige mais tempo do que você imagina, mas o importante é não baixar a guarda em situações adversas, ser otimista, manter a autoconfiança e a esperança de encontrar um emprego.

Isso te ajudará a continuar se esforçando todos os dias, transmitindo essa confiança e autoestima nas entrevistas que fizer. Os recrutadores sempre percebem e estão cientes do seu estado de espírito. O que você transmite e sente se reflete na entrevista e na percepção que o entrevistador terá de você. Se tiver confiança em si mesmo, transmitirá confiança aos outros.

Se você está procurando um emprego ou se vai começar a procurá-lo porque gostaria de fazer uma mudança profissional, essas dicas serão muito úteis. Te ajudarão a superar a barreira de entrada no mercado de trabalho que a idade pode representar:

Mantenha-se atualizado

É preciso estar sempre atento às novidades do setor ou profissão de cada um. Ter iniciativa para estudos contínuos é um dos aspectos mais importantes de todo profissional, orientando-o para o trabalho, funções e profissão de cada um.

Flexibilidade

É importante ter alguma flexibilidade com as condições de trabalho que terá de aceitar, como o trabalho a tempo parcial, ou horários diferenciados. Aceitar um horário flexível conforme as necessidades em que são exigidas, aumentará o seu leque de possibilidades e fechará menos portas para você.

Segmente e selecione bem o mercado-alvo

Quando se inicia a procura de emprego, deve-se fazer uma análise de mercado, dando especial atenção às organizações que realizam o tipo de tarefas em que temos interesse em trabalhar. No caso específico de pessoas com mais de 50 anos, será necessária atenção às empresas que costumam contratar esse grupo de profissionais.

Além disso, com o avanço das redes sociais e das comunidades online, existem muitos sites e fóruns onde se pode encontrar orientações. Dá para conhecer programas ou centros de educação continuada, e também existem grupos profissionais no Linkedin para idosos.

Presença online

Hoje, a maioria das ofertas e notícias do mercado de trabalho está na Internet. Os consultores de recrutamento podem usar as mídias sociais como uma ferramenta durante o processo.

É preciso estar presente nas principais redes sociais profissionais, como o LinkedIn, não só com seu currículo, mas também participando de grupos, contribuindo com a comunidade, etc. Isso servirá como fonte de contatos, para se dar a conhecer e claro para se informar e adquirir novos conhecimentos em meio à procura de emprego.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário