Dicas para criar um home office funcional mesmo que não tenha um espaço exclusivo para isso

Desde a pandemia, o número de pessoas que aderiram ao home office aumentou significativamente. Antes por extrema necessidade de isolamento social, agora porque as empresas viram que é um método de trabalho que funciona bem para ambas as partes. Entretanto, muitos funcionários até hoje não têm um espaço adequado.

Embora não haja vergonha em equipar sua mesa de jantar e usar calça de moletom casual, vale a pena considerar como seu espaço de trabalho e sua casa afetam seu bem-estar. Além de algumas dicas básicas de home office que o 123 Empregos dará, apresentaremos algumas maneiras de criar um espaço de trabalho que promova a produtividade e afete positivamente seu humor e produtividade.

Como criar um espaço home office funcional

Arrume sua bagunça

Seu ambiente doméstico é um reflexo direto do seu estado de espírito. Isso significa que a pilha de pratos sujos na pia ou na cama desarrumada pode se traduzir em concentração esgotada. Faça um favor a si mesmo e organize sua casa para prosseguir com seu dia de trabalho com a cabeça limpa. A única ressalva: não exagere na limpeza se isso for estressá-lo. O objetivo de ter um ambiente doméstico organizado é promover a produtividade, não paralisar sua produtividade.

Escolha um lugar

O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é algo que está provavelmente enraizado em você desde que entrou no mercado de trabalho. Mas é um jogo diferente quando seu trabalho e vida pessoal ocorrem sob o mesmo teto.

Dividir fisicamente esses lados de sua vida pode ajudar. Você pode reconfigurar uma sala em um escritório ou investir em divisórias para bloquear um “espaço”. Assim, defina as horas para estar nesse espaço. Uma vez que você “saiu”, não retorne até que seu trabalho seja retomado no dia seguinte.

Absorva a luz natural

Aqui está uma ideia brilhante: abrace a iluminação natural enquanto trabalha. Ela suprime sua melatonina, tornando-o mais animado e produtivo. Posicione sua mesa ao lado de uma janela ou o mais próximo possível. Se você tem um espaço ao ar livre, talvez até considere ficar em um pátio por um dia, supondo que você tenha todas as funcionalidades de um espaço de trabalho interno (wi-fi, tomadas elétricas, etc.).

Invista em plantas

As plantas estão entre as decorações mais acessíveis que você pode encontrar – e seus benefícios adicionais para a saúde as tornam uma perfeição. Não só servem como um purificador de ar natural, mas estimulantes do humor. Quando você tem vegetação (falsa ou real) em sua casa, isso ajuda a se lembrar de coisas que estão vivas e prosperando.

Coloque sua mesa adequadamente

Especialmente se você tem uma pequena casa ou apartamento, uma mesa pode parecer um pouco desconforme. Mas, você não tem uma visão panorâmica de sua casa quando está mergulhado em planilhas ou outras tarefas meticulosas. O mais importante é colocar seu espaço de trabalho em uma área que promova a produtividade.

Coloque uma música motivacional

A música, não importa o gênero, pode afetar seu humor. Organize listas de reprodução que promovam sua produtividade. Diferentes gêneros ajudam a motivar diferentes tipos de pessoas, música clássica e música de meditação costumam ser uma aposta segura. Ou você pode optar pelo ruído branco se quiser bloquear as distrações.

Esbanje um pouco

A maioria de nós gasta até um terço do nosso dia trabalhando. Isso é muito tempo para não ter conforto. Não economize na criação de um espaço ergonômico e saudável. Isso pode ser feito com um monitor extra, teclado ou mouse ergonômico. Invista em alguns dos itens citados e adote hábitos para melhorar seu bem-estar.

Em suma, trabalhar é uma grande parte de nossas vidas e, portanto, uma grande parte de nosso bem-estar. Criar um home office que promova produtividade e positividade não será apenas recompensado para sua empresa, mas também para sua sanidade.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário