Dicas para superar o nervosismo em uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego está se aproximando e o nervosismo começa a estar presente. Se não for controlado, pode jogar contra você e transmitir uma imagem de desconfiança e insegurança. Para evitá-lo, siga algumas chaves para o sucesso.

Como superar o nervosismo antes de uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego costuma ser um momento tenso e constrangedor por natureza, carregado de muitas emoções. Por isso, é comum ficar nervoso, mas o problema é quando seus nervos te traem e reduzem as chances de ficar com a vaga. Mas, o 123 Empregos tem ótimas dicas sobre isso.

Preparar-se com antecedência é vital para aprender a controlar a ansiedade no processo seletivo e evitar que o psicológico esconda todo o seu potencial. Se você já tem uma data marcada para comparecer à entrevista, comece a se preparar com antecedência. Então, siga estas recomendações para controlar seus sentimentos.

Não deixe de ver: Você sabe como descobrir seu perfil profissional? Conheça mais sobre o teste vocacional e o que pode trazer de benefícios na sua carreira

Dicas para superar o nervosismo em uma entrevista de emprego
Dicas para superar o nervosismo em uma entrevista de emprego/Freepik

Aumente sua autoconfiança

Se você avançou até este ponto no processo seletivo, é porque seu perfil despertou o interesse dos recrutadores. Por isso, acredite em suas habilidades e confie em seu potencial, pois ter autoconfiança é a melhor forma de responder às perguntas corretamente.

Revise seu currículo novamente

Todas as informações do seu currículo devem corresponder à sua apresentação na entrevista. Caso não haja consistência, o entrevistador poderá questionar a credibilidade de suas habilidades.

Pratique a entrevista

Para evitar nervosismo em um processo seletivo, é aconselhável preparar sua apresentação com antecedência e praticá-la algumas vezes antes do grande dia. E para isso, você deve considerar quais são as perguntas mais comuns.

Essa é uma técnica que lhe permitirá ganhar confiança e segurança ao avaliar como você reage em uma entrevista simulada. Se preferir, pode pedir a alguém próximo para entrevistá-lo a fim de avaliar como você lida com a situação e o que pode melhorar.

Veja mais: Divulgação de oportunidades de trabalho com o valor do salário: confira o que diz o Projeto de Lei em trâmite na Câmara dos Deputados

Informe-se sobre o cargo e a empresa

A desinformação também pode dar ansiedade em uma entrevista. Assim, nesta era de digitalização em que vivemos, a informação é poder e está disponível para todos.

Portanto, mergulhe bem na vaga, na empresa, no setor. Você pode pesquisar no site deles, redes sociais, imprensa, etc. Se quiser causar uma boa impressão no recrutador, mostre a ele que você se preparou porque está interessado no trabalho.

Escolha a roupa certa

A roupa que você usa no dia da entrevista tem que favorecer sua aparência, pois usar a vestimenta errada pode passar uma imagem pouco profissional. Além disso, também poderia causar desconforto, o que dificultaria a sua atuação com calma e naturalidade nesse dia importante.

Use técnicas de relaxamento

Antes de ir para a entrevista e enquanto estiver na sala de espera, faça exercícios de relaxamento para ajudar a manter seus nervos sob controle. Para isso, apoie-se na respiração, ou seja, respire fundo e solte o ar aos poucos. Faça este exercício várias vezes e você sentirá seu nível de estresse cair.

Trabalhe a linguagem corporal

Seu corpo se comunica, suas expressões também enviam uma mensagem sobre suas emoções. Portanto, a expressão corporal consegue transmitir como você se sente, ou seja: seguro, confiante, interessado, medroso, inquieto. Então considere essas dicas para melhorar sua expressão corporal:

  • Sente-se corretamente com as costas retas;
  • Evite cruzar os braços;
  • Cruze as mãos e descanse-as no colo;
  • Mova suas mãos com calma enquanto você gesticula suas respostas;
  • Olhe o entrevistador nos olhos sem abaixar o rosto de nervoso, mas sem intimidar;
  • Enquanto você responde, pode desviar um pouco os olhos para ser mais natural;
  • Sorrir para transmitir proximidade, empatia e naturalidade.

Sentir-se nervoso em uma entrevista de emprego é normal, afinal, é uma situação que costuma trazer à tona emoções diferentes. No entanto, a chave para o sucesso é escondê-las para que se saia bem diante do empregador. A entrevista é apenas um teste para obter o sim definitivo para aquela posição que você sonhou.

Precisa de mais sugestões de comportamento durante um processo de trabalho? O 123 Empregos pode te ajudar com os artigos mais interessantes sobre o assunto.

Confira mais: Proatividade: uma atitude fundamental para encontrar um emprego

Estela Marra

 

Deixe um Comentário