É hora de procurar um novo emprego? Entenda os sinais

Em algum momento de nossa carreira profissional nos deparamos com situações que nos fazem pensar se é hora de procurar um novo emprego ou se é preferível continuar no atual. Nestas circunstâncias, o ideal é analisar a sua situação profissional e a sua experiência em empregos anteriores.

Pergunte a si mesmo: quais são os seus motivos para querer deixar seu emprego atual? Você discorda das políticas da empresa? Em qual trabalho você ficou mais tempo? O que o atraiu para essa função? Como o 123 Empregos mostrará, as respostas para essas perguntas podem relacionar se está na hora de procurar um novo emprego ou não.

Saiba se está mesmo na hora de procurar um novo emprego ou não

Há uma série de fatores que indicam claramente que chegou a hora de ter um emprego diferente:

  • Levantar-se todas as manhãs para ir trabalhar é difícil e não lhe dá entusiasmo;
  • Você está constantemente estressado, de mau-humor ou infeliz no trabalho;
  • Você sente que não se encaixa na cultura organizacional ou não tem confiança na empresa;
  • O estresse no trabalho está começando a afetar sua saúde física;
  • Você não tem um equilíbrio entre sua situação profissional e sua vida pessoal;
  • Suas responsabilidades aumentaram e/ou mudaram, mas você recebe o mesmo salário;
  • Você sente que seu trabalho não tem nenhum tipo de reconhecimento;
  • Suas responsabilidades te aborrecem, você não vê oportunidades de crescer dentro da empresa e não está aprendendo nada de novo;
  • Seu desempenho é afetado em determinados momentos;
  • Você sente que não é mais você mesmo, que perdeu o ânimo e se concentra mais em “sobreviver” dia após dia.

Após a decisão

Depois de sair do dilema de sair ou ficar, é hora de definir novas metas e questionamentos. Que tipo de trabalho você quer? Como você gostaria que fosse a empresa? O que você gostaria de comandar? Quanto dinheiro você gostaria de ganhar? Que outros benefícios, além do salário, você gostaria de ter?

Considere as diferentes opções antes de tomar uma decisão precipitada: você pode pedir demissão e depois procurar outro emprego? Você acha que deve permanecer no emprego atual enquanto procura?

Por fim, lembre-se de que a forma como você sai da empresa diz muito sobre seu profissionalismo e sua personalidade. Se você se encontra em uma situação estressante que o afeta emocionalmente, não deixe tarefas inacabadas só porque acha que outra pessoa será capaz de realizá-las. Diga adeus gentilmente aos seus colegas e ao seu chefe. Deixe as portas abertas, pois, depois de procurar um novo emprego, nunca se sabe o que pode acontecer.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário