Erros comuns ou o que não se deve fazer quando falamos de networking

Muitas pessoas irão te dizer que a forma mais eficaz de encontrar um emprego é através do networking. Conheça contatos e interaja com outras pessoas do seu setor que será um “abrir de portas”. Mas, na vida real, é muito comum cometer erros quando você é novo no cenário de networking.

Abaixo, o 123 Empregos listou os principais erros que as pessoas cometem em eventos de networking ou na busca de contatos profissionais. Veja e lembre-se de não agir dessa forma.

Os principais erros cometidos na hora do networking

Negligenciar relacionamentos

Networking não termina quando você consegue um emprego ou está muito ocupado. Devemos tentar manter relacionamentos profissionais, como faríamos com qualquer outro relacionamento de aspectos pessoais.

Ser egocêntrico

O sucesso está em se conectar com outros profissionais e construir um relacionamento real juntos. Pergunte a outras pessoas em vez de se concentrar apenas no seu negócio. Gaste tempo ouvindo e não fique impaciente para falar.

Estar distraído

Ou você é sem noção, ou evidentemente não está interessado na conversa. Acima de tudo, é preciso ser cortês, por isso, não é conveniente dar a impressão de desinteresse. Tal ação afastará os contatos mais rapidamente do que aparecem.

A presença online é marcada pela ausência ou por ser incompleta

É muito importante cuidar da sua marca pessoal e presença online. Tenha perfis fortes e ativos, um site pessoal, um currículo online, etc.

Parecer desesperado

Nunca peça um favor a alguém que você acabou de conhecer, especialmente um emprego. Não caia nessa tentação. É totalmente desaprovado. Parecer desesperado na tentativa de conquistar uma posição no mercado de trabalho ou para conseguir novos contatos pode colocá-lo em um círculo de “amizades” nada interessante.

Não dê e espere receber

A essência do networking consiste no ganha-ganha máximo de dar e receber. O sucesso está em fazer, manter e cuidar das pessoas que você considera importantes, incluindo relacionamentos com antigos contatos, mesmo que seus caminhos tenham divergido.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário