Está desempregado? Aprenda a como procurar trabalho de forma eficaz de acordo com a sua área

Dentro da área em que somos formados, existe um leque de possibilidades de como procurar trabalho. Contudo, você sabe como fazer isso da forma certa? Embora, pela nossa forma de ser, pelas aptidões, competências e atitude, haja certos trabalhos que gostaríamos muito mais de fazer do que outros.

Portanto, a primeira coisa que devemos fazer ao pensar em como procurar trabalho é uma autoavaliação minuciosa. Assim, é possível estabelecer não apenas qual é o trabalho que gostaríamos de fazer, mas também as possibilidades que temos de fazer com sucesso. Mas, não se preocupe. O 123 Empregos mostrará tudo o que você precisa saber.

Como procurar trabalho de forma eficaz?

Há 3 coisas principais com o qual você deve se preocupar:

  1. Como fazer uma carta de apresentação.
  2. Como fazer um currículo.
  3. Como se preparar para uma entrevista de emprego.

Abaixo detalhamos como procurar um emprego realizando o processo de autoavaliação.

Conheça a si mesmo

Embora pareça bobo, a primeira coisa que se deve fazer ao procurar um emprego é conhecer a si mesmo. Parar para estabelecer o que se quer fazer e em que se é bom, pode demandar tempo e esforço, mas também pode ajudar a encontrar um trabalho onde você se encaixe e desenvolva bem.

Que é o que você quer? Quando você for buscar por um trabalho, escreva uma lista de coisas que você quer e que gosta. É agradável estar na frente de um computador o tempo todo? Você gosta de analisar e dar soluções? Aprecia estar em contato com as pessoas?

Além de estabelecer uma série de atividades agradáveis, estabeleça também em que tipo de ambientes e rotinas você se sentiria mais confortável trabalhando. Aquele onde você tem que acordar cedo ou onde você tem que trabalhar à noite, por exemplo.

Defina o tipo de trabalho que deseja

Antes de estabelecer como procurar algo para fazer, defina o tipo de trabalho que deseja. Anote o que para você é o emprego perfeito, incluindo as pessoas com quem gostaria de interagir, a carga horária, etc.

Em seguida, em uma folha de papel, faça três colunas com os títulos: “requisito”, “preferido” e “não é essencial”. Agora, liste as características do seu trabalho ideal nessas três colunas, por exemplo, se é muito importante para você ter um horário estabelecido, se você não gostaria de trabalhar nos finais de semana, entre outras questões.

Você deve sempre manter essa lista em mente ao ler os anúncios ou quando for a entrevistas de emprego. Dessa forma, as chances de conquistar a vaga dos sonhos serão muito maiores.

Defina com o que você pode contribuir em um trabalho

Outro ponto que devemos ter clareza ao procurar um emprego são todos os aspectos em que podemos contribuir para um determinado trabalho. Se você já teve alguma experiência anterior, liste todas as características de sua personalidade que você sabe que são positivas e agregam valor a uma função. Por exemplo:

  • Atitude positiva;
  • Vontade de aprender coisas novas;
  • Pontualidade;
  • Responsabilidade e comprometimento com suas tarefas;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Entre outras coisas.

Para encontrar aquele emprego que você considera ideal, pense em que tipo de perfil você acha que as empresas precisariam. Se você fosse contratar alguém para essa posição, que tipo de pessoa você procuraria?

Defina o tipo de empresa para a qual você gostaria de trabalhar

A última coisa que se deve definir na hora de procurar um emprego é o tipo de empresa onde gostaria de trabalhar. Esta deve ser uma decisão ponderada, já que lá você passará a maior parte das horas do dia no emprego.

Você sonha em fazer parte do time de colaboradores de uma empresa que atua na área de finanças, por exemplo? Então, foque nas oportunidades ofertadas nesse setor. Você pode fazer isso clicando no link e descobrindo a vaga que mais lhe interessa.

Devido à alta competitividade e à limitada oferta de vagas, acontecerá que, na maioria dos casos, não somos nós que escolhemos trabalhar onde queremos. O que resta é ser um colaborador de onde nos aceitar.

Contudo, há momentos em que, se você realizar uma boa procura de oportunidades, é possível encontrar ofertas certeiras. Em alguns casos, pode-se até optar pelo melhor lugar.

Quando se tem a oportunidade de escolher entre várias empresas para trabalhar, deve-se olhar para uma série de pontos que permitirão conhecer o tipo de local em que se empregará. Por exemplo, a cultura da empresa, os colegas com para quem trabalhará, projeção profissional que será oferecida.

Entendeu como procurar trabalho e ter mais chances de encontrar aquele que lhe fará realmente satisfeito? O 123 Empregos sabe que trabalhar é necessário, mas em um local onde suas habilidades poderão ser desenvolvidas com mais facilidade é muito melhor. Então, fique atento às nossas sugestões e boa sorte!

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário