Está recebendo críticas no trabalho? Saiba lidar com a situação profissionalmente

Nem todo mundo concordará com você, em qualquer aspecto de sua vida. Então, você precisa ser capaz de receber críticas no trabalho e lidar com elas com profissionalmente. É necessário que cada funcionário seja coerente e capaz de melhorar seu desempenho absorvendo o que é bom e deixando de lado o que não vale a pena.

Quando você começar a fazer parte desse universo, descobrirá que as críticas no trabalho fazem parte do dia a dia de todos. Todos têm que enfrentar certas críticas não apenas do chefe, mas também de colegas de escritório ou de clientes. E o 123 Empregos te mostrará que é simples não deixar que nada dito de ruim te prejudique.

Como lidar com as críticas no trabalho de forma profissional

Você pode optar por levar essas críticas para o lado pessoal ou usá-las para seu próprio bem, para poder melhorar seu desempenho. Também aprenderá o valor e a importância de ouvir e entender de onde as outras pessoas estão tirando aquelas palavras. Você precisa estar aberto ao feedback deles para se tornar um funcionário e uma pessoa muito melhor para trabalhar.

Mas, é preciso saber quando alguém está lhe dando uma crítica construtiva versus alguém que está apenas tentando ferir seus sentimentos. Você sabe se é uma crítica que pode ajudá-lo se a opinião for baseada em pesquisas e experiências. Há comentários positivos também. Seu objetivo é ajudá-lo a se tornar um funcionário melhor. Aceite, especialmente se vier de um colaborador sênior que pode até servir como seu mentor no trabalho.

Então, como você pode lidar com isso quando recebe feedback negativo?

Tanto quanto possível, seja o mais profissional. Lembre-se de que a maioria de nossas interações é composta de linguagem corporal e expressões faciais. Você pode observar suas palavras, mas também ter cuidado com a forma como se comporta quando críticas destrutivas são dadas a você.

Primeiro, respire profundamente e pense no que lhe foi dito antes de qualquer reação. Você deve ser o mais objetivo possível. Este não é um ataque pessoal, mas uma opinião que quer que você o faça melhor. Tente o seu melhor para não dar desculpas e se defender. Veja o quadro maior e apenas explique o seu lado se você tiver a palavra para fazê-lo ou se algo foi mal interpretado de sua parte.

Deixe-os saber que você aprecia o feedback e tente o seu melhor para responder com humildade. Esta pode ser uma grande oportunidade para você aprender e adquirir novas habilidades e características laborais valiosas.

Peça desculpas também por quaisquer erros de sua parte e faça melhor da próxima vez. Novamente, não leve nada para o lado pessoal, então, você não deve ficar remoendo o feedback negativo que lhe foi dado. Olhe para isso como uma preocupação para você se tornar muito melhor.

E já que acabou, a única coisa que você pode fazer é prometer fazer diferente da próxima vez. Uma maneira de melhorar seu desempenho é investir nas ferramentas certas que o ajudarão a ser mais eficiente e produtivo reunindo todas essas críticas no trabalho.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

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