Expectativa salarial: deve-se falar sobre isso na entrevista de emprego?

Se você mencionar uma expectativa salarial muito altas, é muito provável que fique fora da disputa. Contudo, se der um valor muito baixo, pode prejudicar seu trabalho. Os processos seletivos costumam ser momentos muito tensos para candidatos e recrutadores. Mas, sem dúvida, a fase mais difícil é quando surge a pergunta sobre “o quanto se quer ganhar”.

Não há como evitar a resposta, porém, é uma maneira rápida de os empregadores eliminarem os candidatos que chegam com a expectativa salarial muito alta. Ele também permite que você saiba quanto oferecer se eles decidirem que você é a pessoa certa para o trabalho.

Então, como responder à pergunta sobre expectativa salarial?

Não há como contornar a resposta. Se não for respondida, alguns empregadores simplesmente não irão considerá-lo. Nesses casos, é sempre bom estar preparado e seguir essas 4 dicas:

  1. Antes de ir para a entrevista, seria bom que você se informasse sobre o salário ganho em cargo semelhante. Se não sabe, a melhor forma de responder é dizer que se espera uma remuneração condizente com as obrigações.
  2. Dependendo do clima gerado na entrevista, você pode optar por perguntar diretamente: “quanto ganha um novo funcionário nesta empresa?”. Mas, apenas no final.
  3. Na entrevista, é melhor não falar de remuneração em nenhum momento, nem mencionar salários de antigos empregos. Além disso, não sugira que está interessado no novo cargo por necessidade financeira ou porque receberá melhor do que antes.
  4. Se a pergunta sobre expectativas salariais for lançada sobre você, seria bom dizer que está mais interessado em oportunidades. Isso mostrará, assim, que você não está interessado apenas em dinheiro.

Se você está procurando respostas curtas, você pode mencionar:

  • Aceito salário conforme o mercado;
  • Aceitarei um salário compatível com o nível de responsabilidade do cargo;
  • O salário não é problema, pois estou muito animado com o projeto que me falaram. Tenho certeza que conseguiremos chegar a um acordo.

Se você tem certeza de que é o candidato escolhido. É o seu momento. Comente como você se sente (se já te fizeram uma oferta) ou informe qual seria o salário que você está disposto a aceitar (se te perguntarem antes de fazer).

Lembre-se de que as médias salariais não são rígidas. Então, as empresas têm espaço para negociar, assim como você. Falar de expectativa salarial não deve fechar portas, mas abri-las. Se você acha que suas pretensões podem desqualificá-lo, não as comente. É mais importante que eles o conheçam bem durante todo o processo e que no final decidam por você.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário