FOTO NO CURRÍCULO ou currículo sem foto?

Para ter um currículo que funciona, é preciso que se escolha: foto no currículo ou não? Essa é uma decisão importante, já que é a sua carta de apresentação para conseguir uma entrevista de emprego. Há um debate sobre a inclusão ou não de uma foto e não há uma resposta universal que possa ser aplicada a todos.

Por que você deve incluí-lo? 

Como você já sabe, não é uma obrigação foto no currículo, mas algumas empresas o solicitam expressamente, em suas vagas. O não cumprimento pode ser interpretado como não leitura correta das instruções da oferta de emprego ou desinteresse em segui-las, pelo que acabarão por descartar o seu currículo. 

Além disso, se você escolher a foto certa, ela pode ajudá-lo a se conectar com a pessoa que verá o documento. Nesse artigo, apresentaremos tudo que precisa saber para escolher a foto certa, dicas e erros que você deve evitar.

Que tipo de foto no currículo deve existir?

Uma foto em seu currículo deve ser mais do que apenas um rostinho bonito.

Primeiro, escolha uma que pareça profissional. Aqui não vale a reciclagem ou a típica selfie que costumamos usar no perfil do Facebook.  

Pode ser do tamanho de um documento de identidade ou passaporte e, se você incluí-lo digitalmente, 370 x 500 pixels está bom. Em cores ou em preto e branco, mas não use filtros. 

Nas redes sociais, é comum as pessoas falarem sobre a má impressão que fica ao conhecer pessoalmente alguém que não condiz com a foto do perfil, por conta dos filtros. Bem, aqui é o mesmo. Tudo bem pequenos retoques para eliminar sombras, ou reduzir levemente as olheiras, se tiverem sido marcadas por má iluminação, mas não faça parecer que você fez uma cirurgia. Pense também na linha estética do seu currículo, o uso de cores e outros elementos gráficos. Tudo deve manter uma certa harmonia.

Que roupa usar para a fotografia

Depende do setor e da empresa, mas pode ser relativamente formal. Se você não tiver certeza, pesquise o código de vestimenta deles, se houver. Mas, mesmo que eles sejam mais “relaxados” em suas roupas, há certas coisas que você deve estar ciente ou evitar. 

Como de costume, você estará se candidatando a várias vagas, por isso não é aconselhável escolher o que vestir com base no que pesquisou em uma empresa. Pode ser que uma delas seja bastante casual em roupas, mas as outras não. E você provavelmente não quer tirar uma foto sua para cada currículo que enviar. Portanto, o conselho é que aplique o que combina com a maioria.

Em algumas empresas, para determinados cargos, eles costumam se vestir de maneira muito formal, com paletó e gravata, ou não tão sérios, mas elegantes. Existem outras empresas que, pela sua cultura ou mesmo do setor, são mais descontraídas, como no marketing, onde muitas vezes essas regras são quebradas. 

Use roupas formais e cores neutras. Evite cores muito chamativas. Não use blusas ou camisas sem mangas, ou decotadas. Já os acessórios, para as mulheres, como brincos ou colares, devem ser discretos. Deixe os piercings para outra hora.

Como tirar uma foto profissional para currículo? 

Por favor, na foto do currículo, use uma foto recente

Não coloque uma fotografia de dois anos atrás só porque você parece bem. 

Use um fundo neutro

Cores ou desenhos extravagantes são um grande não para esta ocasião. Escolha um fundo neutro que contraste com a cor da sua roupa. Por exemplo, se você estiver vestindo uma camisa branca, escolha um fundo escuro. Se você for a um estúdio fotográfico, eles podem aconselhá-lo sobre isso. 

A qualidade é importante

Se um fotógrafo profissional tirar sua foto, você não terá problemas. Mas se decidir tirar você mesmo ou pedir um favor a alguém, tome cuidado com esse detalhe. 

Se você não tem câmera, não há problema em fazer com o celular, já que atualmente todos os celulares possuem uma boa resolução. O que você deve prestar atenção é na foto não sair mal focada ou deslocada, e que seja tirada no plano correto.

Linguagem corporal 

Profissional não é sinônimo de impassível. Além disso, te ajudará a causar uma melhor impressão no recrutador que vê seu currículo. Existem estudos que indicam que as pessoas prestam mais atenção no sorriso do que no visual ou nas roupas. Além disso, o sorriso está associado ao carisma e gera um sentimento de confiança em quem o observa. Tenha cuidado, pois não é um sorriso como uma gargalhada, mas sim, um sorriso leve e que não pareça forçado. 

Evite cruzar os braços ou ficar muito rígido. Olhe para a frente e relaxe as sobrancelhas e a testa. Se você não é fotogênico, pratique e faça vários testes até encontrar uma posição em que pareça relaxado e natural.

Iluminação adequada 

Se você estiver tirando sua própria foto, uma boa iluminação fará com que pareça melhor. Fique na frente de uma janela ou de um local onde haja luz. Não fique contra a luz, porque você fará o oposto, que sua foto ficará ruim. 

Se não tiver uma boa iluminação natural, pode experimentar outra fonte de luz artificial. Coloque a fonte de luz na frente, porque a luz perpendicular marcará as olheiras e dará uma aparência cansada. 

Seguindo essas dicas, a foto no currículo ficará perfeita. Mas, lembre-se: só coloque se na descrição da vaga for solicitado pela empresa.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário