Home office: os prós e contras de trabalhar remotamente

Muitas pessoas sonham em trabalhar em casa. As pessoas imaginam levantando mais tarde e se sentando em casa em um sofá macio de pijama, tendo um dia agradável e tranquilo no trabalho. Embora isso pareça ótimo, a realidade do home office costuma ser muito mais complexa. Um trabalho em casa tem vantagens e desvantagens. De muitas maneiras, essa é uma forma fácil de as pessoas aumentarem a felicidade de seus funcionários.

O home office também pode significar aumentar o engajamento dos funcionários, o que ajuda as pessoas a se sentirem mais parte da cultura da empresa. Ao mesmo tempo, trabalhar em casa também pode ter algumas desvantagens.

Vantagens sobre o home office

Um olhar relaxante no trabalho

Aqueles que trabalham em casa muitas vezes evitam a necessidade de se vestir ou trabalhar de uniforme. As mulheres que trabalham remotamente podem evitar a necessidade de comprar itens caros, como sapatos e maquiagens. Elas não precisam se preocupar que uma única mancha em seu vestido a faça ficar mal o dia todo.

Aumento do tempo em casa

Muitas pessoas que trabalham em casa também encontram uma sensação maior de felicidade porque não passam mais longas horas sentadas no trânsito. Em vez de sair correndo de manhã para pegar o metrô ou ônibus, eles podem simplesmente tomar um longo banho, tomar uma xícara de café e esperar o início do turno.

Quando trabalham em casa, também podem economizar dinheiro ao se livrar dos custos de transporte. Muitos trabalhadores descobrem que agora podem se virar com apenas um carro em vez de dois. Eles também acham muito mais fácil assistir a um jogo de futebol com as crianças e ajudá-las nos deveres de casa.

Desvantagens de trabalhar em casa

Embora trabalhar em casa tenha grandes vantagens, muitas pessoas acham que também tem algumas desvantagens. Alguém que trabalha em casa pode não estar no escritório, compartilhando a cultura da empresa. Eles também podem não estar em contato direto com os supervisores. Essa falta dificultar que eles se provem e consigam uma promoção vital.

O trabalhador também pode sentir que tem poucas pessoas com quem conversar durante o dia. Isso faz com que o home office pareça muito solitário. Isso pode levar a uma sensação frustrante de estagnação na carreira.

Fazendo tudo funcionar

Aqueles que trabalham em casa podem encontrar muitas maneiras de aumentar seu senso de envolvimento. Assim, evitarão algumas das armadilhas que podem surgir com essa modalidade.

  • Reservar um cômodo específico da casa pode ajudar a separar o trabalho da vida familiar;
  • Vestir-se de maneira mais formal também pode ajudar as pessoas a cumprir suas responsabilidades profissionais;
  • Ir ao escritório uma ou duas vezes por semana ajudará a manter conexões e manter contato com atividades importantes do escritório.

Muitas pessoas que atuam em home office também acham útil ingressar em alguns clubes relacionados aos seus interesses. Participar de reuniões pode ajudá-los a ficar a par dos desenvolvimentos do setor e, ao mesmo tempo, estabelecer conexões importantes.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário