O futuro do regime de trabalho é o híbrido? Saiba mais a respeito dessa transformação

É engraçado ler a respeito, mas a um tempo atrás saiu uma notícia em que comentava sobre uma carta dos funcionários da Apple, onde esses diziam que eram contra retornar ao trabalho presencial no pós-pandemia. Após um determinado período, a empresa de tecnologia divulgou um plano onde convocava os colaboradores para irem ao escritório apenas três vezes por semana. A isso chamou-se de regime de trabalho híbrido.

Com isso, podemos pensar: “independente do tipo de empresa, será mesmo que é preciso fazer os funcionários irem ao escritório, desperdiçando tempo e dinheiro, se eles podem render mais e trabalhar melhor em seus lares? O 123 Empregos comentará neste artigo sobre essa questão do regime de trabalho híbrido e o quanto ele evolui de uns tempos para cá.

A reclamação de colaboradores para ter ao menos o regime de trabalho híbrido faz todo o sentido

A reclamação dos colaboradores em não voltar para os escritórios fez (e faz) todo o sentido. Especialmente, porque todos os indicadores são como parâmetros para entendermos o quanto o comportamento das pessoas mudou desde 2020. Isso, consequentemente, mudou a maneira de pensar no trabalho também.

Embora a discussão seja bem recente, tendo muito o que acontecer ainda, é possível notar que depois de aproximadamente dois anos com essa vivência, não dá para pensar em futuro trabalhista sem ser híbrido. Isso se for considerar a qualidade de vida dos funcionários, o rendimento no trabalho e a economia com gastos como passagem, energia elétrica, etc.

O benefício é tanto para ambos que, algumas empresas hoje em dia, alteraram seu regime para 100% remoto. Geralmente tem-se um escritório para apoio, utilizado para reuniões ou encontros pontuais.

Os relatos são mesmo cada vez mais interessantes. Por exemplo, uma pessoa que trabalha remoto e precisa viajar para visitar a família ou por qualquer outro motivo, pode fazer sem problemas. Isso porque, nessas condições, onde tiver computador e internet, em qualquer parte do mundo, o serviço está cumprido.

Cidadãos que antes levavam quase uma hora e meia de deslocamento até chegar à empresa, agora passam mais tempo com os filhos, parceiros ou consigo mesmo. Se pode fazer um curso, frequentar academia ou fazer tarefas da casa, depois de dormir um pouquinho a mais.

A produtividade sempre aumenta no home office

As empresas em que estão dispostas a possibilitar as experiências que consideram não somente o comprometimento e o crescimento, mas o bem-estar também, podem ter os resultados super positivos. Entre os tantos benefícios, cerca de 43% dos colaboradores aumentam sua produtividade, bem como 41% se tornam fiéis às empresas.

Apesar de o trabalho ser desafiador, a garantia é de que a tecnologia está a nosso favor. As soluções na nuvem, IA (Inteligência Artificial), workspaces e videochamadas, que permitem reuniões de equipes e, em muitos casos, um espaço no famoso metaverso. Tudo isso encurta as distâncias para que, mesmo longe, toda a equipe esteja perto.

Dessa forma, os gestores precisam olhar para o novo momento com o regime de trabalho híbrido, considerando-o como a oportunidade de recriação dos métodos de trabalhos. São de enormes transformações como essa que vivemos, que podemos parar e repensar as práticas para que todos tenham qualidade de vida. E quem quer se manter bem assim no mercado de trabalho, não perca tempo e leia os outros artigos do 123 Empregos. Eles podem te ajudar muito com as dicas.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário