O que é estresse no trabalho?

O estresse no trabalho é a resposta física e emocional ao dano causado por um desequilíbrio entre as demandas percebidas, os recursos e capacidades percebidos de um indivíduo para lidar com essas demandas. Se você sente que essa emoção é um assunto muito difícil de lidar ou falar, continue lendo porque neste artigo apresentaremos as causas, sintomas, como gerenciar e algumas formas de prevenção.

Causas do estresse no trabalho

Sobrecarga 

Quando a carga de trabalho excede a capacidade da pessoa para resolvê-la. Por exemplo, horas extras excessivas, jornadas duplas ou triplas.

Funções 

Isso pode ser visto de duas maneiras: que as funções são muito exigentes para a capacidade da pessoa ou, ao contrário, que estão abaixo de suas possibilidades. O fato de ficar muito tempo desempregado pode gerar ansiedade, sensação de não ser útil ou desperdício de talento.

Riscos laborais 

Condições perigosas podem ser um estressor. Existem várias situações que colocam em risco a integridade ou a vida da pessoa, como trabalhar com substâncias tóxicas, utilizar ferramentas perigosas, etc.

Ambiente de trabalho 

Se for negativo, afetará o humor dos trabalhadores. Um local de trabalho onde as pessoas não se sentem valorizadas, há muito conflito entre colegas, má comunicação, má liderança, etc., é provável que esse problema ocorra.

Instabilidade 

Faz com que o colaborador viva na incerteza do que acontecerá com seu trabalho e quando. Estar em uma situação instável pode gerar ansiedade e estresse, por exemplo, quando você não sabe quanto tempo pode contar com aquele emprego, mas também pode acontecer em trabalhos onde você tem que mudar de turno constantemente. 

Assédio laboral

Também conhecido como assédio moral. Inclui violência psicológica, como humilhação e isolamento, violência física e até sexual. 

Sintomas de estresse no trabalho

Dependendo da pessoa, diferentes sintomas podem ocorrer. Estes podem ser físicos ou mentais. Entre eles: 

  • Ansiedade;
  • Falta de energia;
  • Falta de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Distúrbios de sono;
  • Medo de estar errado; 
  • Insegurança;
  • Interesse;
  • Relutância; 
  • Taquicardia;
  • Dor de cabeça;
  • Suor excessivo;
  • Tontura;
  • Dor de estômago.

Existem também comportamentos que podem ser identificados, principalmente em fases mais severas de estresse, também conhecidas como Burnout. Esses comportamentos podem ser desinteresse e evitar contato social. 

Como controlar o estresse no trabalho

Identifique seu estressor

O primeiro passo para a recuperação é reconhecer o que está te machucando. Um método que os psicólogos recomendam para a autoconsciência é manter um diário. Você pode anotar a cada dia, como se sentiu, quais situações teve que enfrentar e como reagiu, até identificar o que está desencadeando seu estresse e pensar em uma solução.

Descanse

Se você pode tirar seus dias de férias, faça-o. Se não, tente evitar horas extras ou levar trabalho para casa por um tempo.

Faça pausas no trabalho

Existem várias maneiras de fazer isso, por exemplo, alguns usam o método pomodoro. Este consiste em se concentrar em uma atividade por 25 minutos e descansar por 5, ou você pode fazer isso por 50 minutos, que muitas pessoas consideram melhor do que 25. 

A ideia é que nesses 5 minutos de descanso, você se mexa, não fique no mesmo lugar. Especialmente se você trabalha na frente de uma tela, estique um pouco as pernas, respire ar fresco e relaxe a mente.

Aprenda a estabelecer limites

Algumas pessoas têm dificuldade em dizer não sempre que alguém lhes pede ajuda ou lhes atribui mais trabalho e acabam se sobrecarregando. Se este for o seu caso, você deve aprender a fazer ou negociar. 

Aproveite o seu tempo livre

Quando você vive com muito estresse no trabalho, pode ser que tudo o que queira é chegar em casa e não fazer nada. Se jogar no sofá para assistir séries ou ficar horas grudado no celular, mas isso não ajuda muito. 

O melhor é que nas horas vagas, você faça outras atividades que te tirem da rotina, como passear, praticar esportes, sair com os amigos para tomar um café. Em suma, algo que te tire da monotonia e te permita conectar com a alegria.

Aprenda sobre gerenciamento de tempo e produtividade

Se você conseguir aumentar sua produtividade, poderá fazer mais em menos tempo, contanto que você tenha uma carga de trabalho razoável e metas realistas. O objetivo é que você consiga fazer o que for necessário no momento certo. 

Evite comportamentos nocivos

Algumas pessoas desenvolvem comportamentos compulsivos quando experimentam estados emocionais indesejados na tentativa de aliviar o desconforto. Bons exemplos são recorrer a comidas não saudáveis, álcool ou excesso de cafeína. Claro que são coisas que você pode consumir com moderação, mas tente identificar se está aumentando o consumo como um alívio emocional.

Gaste tempo cuidando de sua saúde física e mental

A atividade física é uma grande aliada para manter o corpo e a mente saudáveis. Tire um tempo para praticar algum esporte ou frequentar uma academia. Cuide da sua alimentação e cultive sua mente. Seja com livros, se você é um amante da leitura, etc.

Pratique técnicas de relaxamento

Você pode fazer meditação, ioga, exercícios respiratórios, atenção plena, etc. Alguns minutos por dia irão ajudá-lo. E se você sentir que isso está além de você, não hesite em procurar ajuda profissional com um psicólogo.

Fale com seu chefe

Prepare-se para ter uma conversa assertiva. Apresente o problema e as possíveis soluções, se precisa da ajuda dele ou da equipe, ou se percebeu que há uma má distribuição de tarefas. Fale também se precisa de um novo desafio para se sentir motivado e não sofrer mais com o estresse no trabalho.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário