O que é, o que faz e funções de um OPERADOR DE TELEMARKETING?

Trabalhar como operador de telemarketing pode ser uma opção interessante se você está há muito tempo sem emprego ou mesmo quando está entrando no mercado de trabalho. É uma opção que ganhou força significativa nos últimos anos. Neste artigo, contaremos tudo sobre ser um profissional da área, bem como as principais funções.

O que é um operador de telemarketing?

Este é o profissional que se encarrega de atender os clientes de uma empresa por telefone. Por um lado, o profissional responde às chamadas dos usuários, resolvendo as suas dúvidas, incidentes e reclamações. 

Por outro lado, realiza chamadas para divulgar o lançamento de novos produtos e/ou serviços, bem como as últimas ofertas da empresa. Ocasionalmente, e dependendo do setor, o operador também oferecerá suporte tecnológico, sendo, neste caso, um profissional especializado.

Por que é um trabalho com futuro?

O comércio eletrônico, ou as vendas pela internet, estão crescendo exorbitantemente. Temos cada vez menos tempo para ir às compras, e fazê-lo online, tornou-se a solução. 

Nesse contexto, são poucas as oportunidades de contato direto entre a marca e o consumidor. Por isso, as empresas precisam de um atendimento que atue como um elo emocional. É um serviço geralmente terceirizado pelas chamadas “empresas de call center”.

Dessa forma, essas empresas estão em expansão, demandando continuamente de pessoal. Além disso, se você não tem muita experiência ou perdeu o emprego há muito tempo, trabalhar como operador de telemarketing pode ser interessante. Isso porque os empregadores geralmente não exigem experiência. Ademais, o treinamento é fornecido pela empresa em questão.

O que faz um operador de telemarketing? Principais funções

Em geral, as funções de um profissional da área são a emissão e/ou recepção de chamadas, com a seguinte finalidade:

  • Aquisição de novos clientes;
  • Fidelização e retenção de clientes antigos;
  • Resolução de incidentes comuns;
  • Suporte tecnológico ou resolução de incidentes complexos, no caso de operadores de telemarketing especializados.

Além dessas funções, os operadores de telemarketing geralmente se encarregam de atualizar bancos de dados, manter o controle e o monitoramento dos clientes.

Atribuições de um operador de call center

As funções de um operador de call center podem variar dependendo do setor em que atuam, mas geralmente são:

  • Atendimento e resolução de dúvidas de clientes;
  • Realização de pesquisas de satisfação;
  • Estudos de mercado;
  • Captação de novos parceiros/clientes.

Atribuições de um operador de atendimento ao cliente

As principais funções de um operador de atendimento ao cliente são:

  • Atender o usuário do respectivo serviço e solucionar suas dúvidas, reclamações e incidentes;
  • Filtrar e encaminhar as chamadas para os departamentos apropriados.

Treinamento para ser operador de telemarketing

O treinamento para trabalhar com telemarketing é geralmente fornecido pela própria empresa contratante. Desse modo, não costuma ser solicitado conhecimento prévio específico. 

No entanto, os idiomas estão cada vez mais valorizados. Existem call centers multinacionais em que são utilizados até 10 idiomas. Além disso, setores como finanças ou tecnologia tendem a demandar um perfil mais técnico, capaz de sanar dúvidas tecnológicas dos usuários.

Habilidades para ser um operador de telemarketing

O mais importante para ser um operador de telemarketing é a atitude comercial, a capacidade de persuadir, a motivação, a tolerância à frustração. Além disso, saber trabalhar sob pressão é importante, pois os objetivos são ambiciosos e devem ser alcançados em um curto espaço de tempo, o que chama de “metas”.

Como trabalhar como operador de telemarketing em casa e sem experiência?

Conforme já mencionamos, comumente não é necessário experiência para ser um operador, pois as empresas incluem treinamento na primeira etapa de contratação. Além disso, após a pandemia de Covid-19, muitas instituições do setor optaram pela modalidade de trabalho remoto, permitindo que os profissionais trabalhem de casa, para os que têm boa conexão (estável) de Internet.

Salário médio de um operador de telemarketing

O salário bruto médio mensal de um operador de telemarketing varia entre R$ 1.313,46 até R$ 1.855,32. Embora esse é um perfil que costuma ter uma variável ligada a vendas ou um aumento relacionado ao domínio de tecnologia e/ou idiomas.

Elza de S

Andréia Eliza de Souza deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta da função de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre diversos outros nichos.

Deixe um Comentário