O que é um freelancer?

O freelancer se tornou muito comum de alguns anos para cá e hoje é uma fonte de renda muito procurada pelos profissionais.

A crise econômica que se agravou durante a pandemia foi um dos principais motivos para que esse regime de trabalho se tornasse ainda mais popular.

O termo freelancer significa “profissional liberal”, ou seja, uma pessoa que atua em determinada área de forma autônoma, sem possuir nenhum tipo de vínculo formal com empresas no regime CLT.

As pessoas que escolhem seguir esse tipo de carreira acabam construindo a sua reputação no mercado por conta própria.

Apesar de ser um tipo de trabalho que não possui nenhum tipo de benefício (férias, vales e bônus), os freelancers podem desfrutar de diversas vantagens em seu dia a dia.

Um dos principais diferenciais deste modelo de serviço é a flexibilidade que os profissionais possuem para realizar suas atividades.

Isso permite que pessoas que trabalham com contratos em uma empresa também possam obter um dinheiro extra com o freelancer.

Áreas para freelancers

Existem algumas áreas que pode ser um pouco complicado aplicar o freelancer, principalmente quando é preciso fazer o uso de equipamentos e máquinas específicas para isso.

No entanto, hoje em dia já podemos contar com alguns segmentos que podem ser facilmente trabalhados nesse modelo de trabalho. Alguns deles são:

  • Arquitetura;
  • Jornalismo;
  • Programação;
  • Marketing Digital;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Ilustração;
  • Fotografia.

Como é a rotina de um freelancer?

A maioria dos freelancers trabalha por conta própria, o que faz com que o profissional seja o seu próprio chefe.

Com isso, a pessoa é quem faz o seu dia e os seus horários.

No entanto, para que isso seja feito da forma correta, o freela precisa ter a capacidade de autoliderança e muita motivação para trabalhar, já que tudo será realizado por sua conta.

Uma pessoa que opta por esse tipo de serviço, precisa se adaptar com certas situações que são bastante distintas de um contrato CLT. Veja algumas delas:

Contratos profissionais

O freelancer trabalha por meio de contratos profissionais e firma um acordo com os clientes que pagam pelo seu serviço.

Com isso, ele pode ser contratado de forma pontual, ou então, a longo prazo.

Busca por clientes

Por ser algo que depende do próprio freelancer, é preciso que o profissional busque pelos seus clientes, principalmente no início da carreira.

Organização de tarefas

Para que uma pessoa seja um bom freelancer, ela precisa saber como administrar as suas tarefas.

Um profissional que não faz isso, dificilmente conseguirá dar conta de todos os seus projetos com excelência.

Barbara F

Deixe um Comentário